4 formas de divulgar serviços na internet

Estas dicas para divulgar serviços na internet vão guiar qualquer profissional que busca por mais clientes e mais visibilidade para o seu negócio!

Um bom empreendedor vai em busca de sempre melhorar o próprio negócio. E para expandir ainda mais o serviço é importante investir onde mais se cresce, isto é, na internet. Mas, como fazer o trabalho prosperar na rede? Como divulgar serviços na internet? Esta deve ser a pergunta mais frequente entre os empreendedores que precisam “vender o próprio peixe”.

Para responder esse questionamento, o Trampar Online separou quatro formas para ajudar a divulgar serviços na internet. Essas dicas vão guiar qualquer profissional que busca por mais clientes e mais visibilidade para o seu negócio. E o melhor de tudo: conseguir alcançar os objetivos trabalhando em casa.

Dicas para divulgar os serviços na internet

1. Elaborando uma marca

Ter um nome e uma marca são as necessidades básicas para qualquer tipo de serviço. Caso o profissional já tenha, ótimo! Assim ele só vai precisar trabalhar ainda mais a própria logo para que ela seja reconhecida pelos possíveis clientes.

Contudo, se o empreendedor ainda não possui uma marca para chamar de sua, é necessário buscar por profissionais da área de design e ilustração. Eles são os responsáveis pela criação de logos capazes de sintetizar um tipo de serviço e atrair um público específico.

A criação de uma logo junto a de uma identidade visual – conjunto de elementos gráficos que vai representar visualmente a empresa – além de destacar o produto/serviço diferenciando-o dos demais concorrentes, comunica-se diretamente com o público-alvo.  Assim é possível criar, além da identificação do que é o serviço em si, uma relação de passionalidade com consumidores, fidelizando assim a marca no mercado.

2. Criando um portfólio

A apresentação de trabalhos produzidos por determinados profissionais pode ser chamada de portfólio. Nesse tipo de documento é possível anexar imagens e descrições rápidas a respeito de projetos elaborados por especialistas. Ele pode ser feito de forma online ou impressa e serve como uma espécie de vitrine para que potenciais clientes conheçam o trabalho do profissional que procuram.

Desta forma, o empreendedor pode organizar o próprio trabalho, ao mesmo tempo que oferece a um cliente a oportunidade de conhecer os serviços que oferta. Quando opta pelo modo impresso, o profissional limita-se a um ciclo de pessoas pequeno. Já quando expande o portfólio de forma online, consegue atingir um maior número de futuros clientes.

E, como atualmente as pessoas estão buscando por mais facilidade e comodidade, a melhor forma de criar um portfólio é deixando-o disponível em uma versão online.

Existem vários tipos de portfólio – eis alguns: profissional, empresarial, acadêmico e de aprendizagem. No primeiro caso, é comum que profissional freelancer produza para vender seus respectivos serviços. Na FicaOn é possível encontrar modelos de portfólio online grátis.

Portanto, quando o empreendedor criar um portfólio para divulgar os serviços na internet, ele deve levar em consideração alguns pontos. O primeiro deles é a seleção de trabalhos que vai ser apresentada. É ideal que os projetos sejam diversificados, pois assim o profissional pode mostrar todo o potencial que possui. E se for preciso, ele pode criar outros trabalhos, mesmo que não tenham sido usados pelos clientes.

Outro ponto é com relação a descrição desses projetos. Clientes gostam de profissionais que dominam os assuntos e que passam segurança. Por isso é importante demonstrar todo o conhecimento que possui, mas de uma forma leve e com uma linguagem que todos possam compreender.

3. Investindo nas redes sociais

As redes sociais são plataformas indispensáveis para quem deseja vender serviços na internet. Isto porque milhões de pessoas estão distribuídas nas mais diversas redes, como Facebook, Instagram, Twitter etc.

Além de mais visibilidade, com as redes sociais os profissionais conseguem divulgar os serviços na internet gratuitamente. Criando perfis oficiais e usando links entre uma plataforma dessas com os demais meios de comunicação entre cliente e empreendedor.

4. Mantendo dados atualizados

Como já dito anteriormente, é importante criar meios onde o cliente possa encontrar os serviços que o profissional oferece. Contudo, nada dessas ferramentas são suficientemente efetivas se forem criadas e não atualizadas.

Isto ocorre porque o público está sempre em busca de conteúdo novo e por isso quem não estiver atualizado dentro do mercado, acaba perdendo ótimas oportunidades de vender os serviços online.

Desta forma, não basta criar o portfólio online, é necessário mantê-lo sempre com projetos novos. Explorar os conhecimentos e investir um tempo para expor todos eles são formas de cativar ainda mais um espaço no segmento. Além disso, ao usar a criatividade nas redes sociais, com postagens diárias e atrativas, é possível conseguir ainda mais clientes.

Divulgar serviços na internet gratuitamente

Principalmente quem trabalha como freelancer tem a preocupação de vender o próprio serviço na internet sem gastar dinheiro. No começo é até possível, pois nas redes sociais qualquer abertura de conta é gratuita. Mas aos poucos é necessário um investimento em patrocínio ou em impulsionamento, para atingir ainda mais o público-alvo.

Já com relação ao portfólio, também é possível conseguir alguns modelos gratuitamente e assim dar o ponta a pé inicial do negócio. Contudo, a medida que os serviços vão sendo reconhecidos e o profissional passa a conseguir mais clientes, uma parte do lucro deve ser investido no aprimoramento das plataformas de divulgação dos projetos. Afinal, vender os serviços online de uma forma mais adequada pode ser um diferencial no mercado.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

4 formas de divulgar serviços na internet

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário