8 dicas de decoração para home office

Precisando de inspiração para decorar seu escritório? Confira nossas dicas de decoração para home office!

escritório decorado com violão

Seja um espaço pequeno ou um apartamento completo, todo mundo deseja uma decoração para home office confortável. Mas como preparar a área de trabalho em casa com ideias baratas e funcionais?

Para lhe ajudar nessa missão, separamos 8 dicas para deixar o escritório ou ambiente de estudo ainda mais a sua cara. Isso tudo sem esquecer de princípios básicos, como conforto, segurança e organização.

Decoração para home office

Antes de mais nada, escolha qual lugar da sua casa vai servir como escritório. É importante optar por um ambiente que seja mais tranquilo, iluminado e com várias entradas de ar.

Mas caso isso tudo não possa ser atendido, ao menos escolha um lugar da casa reservado. Isso porque, nem sempre é fácil trabalhar home office, tendo em vista todas as distrações possíveis que podem surgir dentro do lar.

Por essa razão, definir um lugar específico apenas para o trabalho pode lhe ajudar a ser produtivo trabalhando em casa. Assim o desempenho é melhor e você consegue dar conta das demandas do trabalho. Feito isso, vamos para a parte mais divertida: a de decoração.

1. Móveis planejados

Geralmente, o primeiro pensamento de quem trabalha home office é: qual mesa e cadeira escolher? Isso porque eles são os objetos mais importantes em um escritório, além do material de trabalho é claro.

Então, ao escolher esses itens, você deve levar em consideração alguns pontos primordiais. Entre eles estão: ergonomia, conforto e espaço. Por tudo isso é recomendando optar pelos móveis planejados, pois eles são elaborados levando em consideração as necessidades de cada cliente e do ambiente.

Sendo assim, é possível ter mesas grandes para os espaços maiores ou escrivaninhas menores para os ambientes pequenos. As cadeiras também devem atender ao conforto do corpo, para evitar lesões na coluna. Aliás, nada mais ruim do que passar horas sentado em um espaço desconfortável.

Já as cores para esses móveis devem combinar com o todo do escritório ou atender ao seu gosto. As cores branca, bege, marrom ou de madeira maciça são mais clássicas. Mas você também pode ousar com um amarelo, laranja ou rosa, alegrando o ambiente.

2. Ideias baratas

Entre as ideias baratas para decorar esse espaço de trabalho está a escolha de plantas. No entanto, é importante estar atento as melhores espécies de plantas para escritório home office.

Além de decorar o ambiente, as plantas também ajudam a purificar o ar e funcionam como filtradoras de energia. Ainda podem aumentar a criatividade, melhorar o humor das pessoas e ativar a capacidade de concentração dos indivíduos.

Outras ideias baratas são os organizadores de mesa, que vão facilitar a sua vida. Também podem ser úteis porta canetas, relógios e até mesmo papeis de parede.

3. Iluminação

A iluminação é primordial para um ambiente de trabalho, por isso que a escolha do local já deve levar em consideração esse ponto. Como já mencionado, procure um lugar da casa onde há luz natural.

Além de ajudar a proteger a visão, também facilita o desenvolvimento das atividades e contribui com a diminuição da conta de luz no final do mês.

Mas caso isso não seja possível, explore da luz artificial. Use lâmpadas de LED tanto no teto como em abajur, pois são as mais econômicas. Assim você terá uma luz para todo o ambiente e outra focal.

4. Ventilação

Outro ponto que deve ser visto logo na escolha do ambiente é a ventilação do espaço. Se existem muitas entradas de ar, então esse é o local ideal.

Porém, se o apartamento ou a casa não dispõe de um espaço assim, apele para os eletrodomésticos. Ventilador ou ar-condicionado são os recomendados, deixando o ambiente sempre arejado para o trabalho.

5. Cores do ambiente

Já as cores do ambiente são importantes pois podem influenciar a iluminação do local. Quanto mais clara for a cor das paredes e dos móveis, mais claro a sala de trabalho vai ficar.

6. Decoração com o seu estilo

Que tal transformar seus hobbies em decoração? Por exemplo, prenda os violões, guitarras ou outros instrumentos na parede. Essa é uma ideia que pode deixar o ambiente mais divertido e ainda assim lindo.

Pranchas de surfe, câmeras fotográficas ou máquinas de escrever antigas também podem se tornar artigos de decoração que evidenciam seus hobbies.

7. Prateleiras

Todo indivíduo apaixonado pela profissão tem em sua casa livros sobre a área de atuação. Então, as prateleiras podem facilitar na organização desses exemplares. Além disso, são ótimas opções para home office pequeno, pois não ocupam espaço no chão.

8. Objetos de decoração

Por fim, mais uma dica especial para decorar o home office: os objetos de decoração. Além de todos os itens já citados anteriormente, você também pode apostar em mural de recados, quadros personalizados ou coleções que você já fazia e não sabia onde expor.


Então, seja na sala ou no quarto, prepare o espaço que deseja utilizar como home office. Em seguida, veja até quanto você pode gastar com essa ambientação e depois escolha o estilo que mais combina com você. Pronto, é só colocar todas as ideias em prática e curtir o novo espaço com muito trabalho.

Fotos de escritórios para inspiração

Confira a galeria com fotos utilizadas nesse artigo!

Para mais ideias e inspiração, faça uma busca no Pinterest e veja também essas dicas para home office pequeno se você tiver limitações de espaço. Caso você esteja planejando receber clientes em casa, leve em consideração também um espaço adequado para reuniões.

E você, tem alguma dica? Deixe seu comentário!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0
8 dicas de decoração para home office

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário