Como começar a trabalhar em casa e ganhar dinheiro pela internet

Trabalhar em casa pode ser um grande desafio por vários motivos... mas o retorno pode ser melhor do que o de um emprego fixo! Confira nossas dicas.


trabalhar em casa

Trabalhar em casa e ganhar dinheiro pela internet é o sonho de milhares de brasileiros. Antigamente, a ideia de possuir um negócio digital era um sonho distante para a maioria. Atualmente, basta dar uma rápida pesquisada para encontrar uma grande variedade de pessoas empreendendo nos mais variados segmentos do mundo digital.

Contudo, ao contrário da crença popular, trabalhar em home office é mais difícil do que parece. Sim, é possível ganhar dinheiro na internet, mas será preciso encontrar um nicho de mercado para atuar e, assim, construir uma carteira de clientes. Além de possuir uma organização impecável, planejamento e muito trabalho duro.

Para ajudá-los, listamos algumas ideias e dicas sobre como começar a trabalhar em casa e faturar uma grana na internet. Confira!

Encontrando um segmento

O primeiro passo para começar é encontrar um nicho de mercado para poder iniciar suas atividades na web. Nicho de mercado é, basicamente, um sub-mercado dentro de uma área de atuação. A ideia é pesquisar por um nicho que possua uma demanda boa e recorrente.

Na internet é possível encontrar diversos nichos para iniciar o seu próprio negócio, tais como:

Criação de sites

Muitas empresas precisam de sites profissionais para aumentar suas presenças nas redes sociais e nos motores de buscas, como o Google. Um site é uma das melhores formas de apresentar um produto e/ou serviço de uma empresa. Por isso, é um mercado que possui uma grande demanda.

Hoje em dia é possível criar sites sem ter experiência, o que pode começar como renda extra e terminar como uma carreira pra você!

Trabalhar escrevendo textos como redator web

Se você gosta de escrever, saiba que é possível ganhar dinheiro na internet com seus textos. Isso porque existem plataformas, como a Rock Content, que pagam por artigo escrito. Para começar, será necessário obter uma certificação dentro da plataforma, além de possuir uma boa escrita.

Além disso, é preferível possuir conhecimento em uma ou mais áreas de atuação para aumentar o número de trabalhos disponíveis e, assim, a renda.

Oferecer consultoria de marketing digital

Outra forma de trabalhar em casa é oferecendo consultoria e estratégias de marketing digital para pequenas empresas. Muitos novos negócios precisam de audiência para poder conquistar clientes. E como a internet oferece as ferramentas necessárias para divulgar um produto/serviço e atrair pessoas, é possível oferecer serviços especializados em marketing digital.

Atualmente é possível encontrar  uma grande variedade de cursos gratuitos sobre o assunto. E, além de oferecer o serviço para seus clientes, o conhecimento obtido poderá ser aplicado para alavancar o próprio negócio.

Atuar como freelancer

Se você gosta de escrever, manja de photoshop e edição de imagens, gosta de tirar fotos, sabe criar sites etc, é possível atuar como freelancer. Na verdade, muitos empreendedores sustentam seus negócios a base de freelas.

Em plataformas como o 99Freelas e Workana será possível encontrar oportunidades e jobs para freelancers iniciantes e experientes. Se você possui uma habilidade ou conhecimento técnico relacionado a web, escrita ou design, encontrar trabalhos não será uma atividade difícil para você.

Criar uma loja virtual

Um dos negócios mais lucrativos da web, criar uma loja virtual pode ser uma ótima maneira de começar a trabalhar na internet. O primeiro passo a ser dado é escolher o que será vendido. O segundo, escolher uma plataforma para hospedar a sua loja.

Manter um comércio eletrônico é mais fácil do que imagina e o investimento é muito baixo.

Só para ter uma ideia, o setor de comércio eletrônico obteve um crescimento de 11% em 2016 em relação a 2015, apresentando um faturamento de 53,4 bilhões de reais durante o período.

Isso acaba atraindo novos empreendedores todos os anos, que acabam enxergando no setor de e-commerce uma excelente maneira de começar.

Confira: Como vender roupas pela internet

Organizando o ambiente de trabalho

Depois de encontrar um segmento para atuar, chegou o momento de organizar um ambiente propício para trabalhar na internet. Se possível, separe um cômodo específico para poder exercer suas atividades. Programar um horário para se dedicar exclusivamente para o seu trabalho como home office é outra atitude muito recomendada.

Muitos empreendedores encontram dificuldades em trabalhar em casa justamente por conta de suas zonas de conforto.

Por isso, mesmo estando no conforto do lar, é preciso colocar em mente que você precisará trabalhar duro para que o negócio obtenha o sucesso esperado. E como atuar na internet não há “garantias”, será preciso bastante disciplina e organização para criar, manter e fazer o negócio crescer.

Conquistando os primeiros clientes

Conquistar os primeiros clientes será uma tarefa essencial para quem está começando no home office. Isso porque, basicamente, é a parte mais difícil do processo. Arrumar os primeiros clientes vai demandar de paciência e estratégia, além de um bom portfólio e reputação (dependendo do segmento escolhido).

A dica é criar um portfólio para mostrar a qualidade dos serviços oferecidos pela sua empresa. Caso você tenha escolhido atuar no ramo da criação de sites/lojas virtuais, design ou redação web, a dica é procurar por clientes em plataformas como as citadas acima em “Atuar como freelancer“. Lembre-se que qualquer trabalho no início é uma excelente maneira de começar.

Com o aumento de reputação e a qualidade do trabalho, será possível definir um preço mais justo e compatível no mercado.

Aliás, a precificação dos seus serviços é uma das maiores dificuldades para quem está começando a trabalhar na internet.

Se você escolheu atuar com a criação de uma loja virtual, a dica é divulgar seus produtos em grupos do Facebook, Whatsapp e apostar em ferramentas como o Google Adwords e Facebook Ads para conquistar os primeiros clientes.

Divulgando os serviços de sua empresa

Você também precisará de estratégias para divulgar os produtos/serviços de sua empresa para estar sempre atraindo novos clientes.

Estudar sobre estratégias de marketing de conteúdo e aprender como utilizar o Adwords e Face Ads será um diferencial muito apreciado. Pois, além de promover a sua empresa, ainda será possível oferecer esses serviços para outros negócios. Complementando a renda de sua empresa – dependendo do nicho de mercado que você escolheu atuar.


Seguindo essas dicas, você estará apto a começar a trabalhar em casa e ganhar dinheiro pela internet.

Lembre-se que o home office apresenta seus desafios e barreiras, assim como qualquer outro trabalho. Mas trabalhar na web possui vantagens e benefícios que você logo constatará.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário e participe da conversa!

Comente!