Como montar uma empresa digital e prestar serviços online

Quer oferecer serviços online? Pegue seu caderno e uma caneta – ou melhor, abra seu Evernote e anote nossas dicas sobre como montar uma empresa digital!

montar uma empresa digital

Com o sucesso do empreendedorismo online, muitos empresários optam por montar uma empresa digital em vez de um negócio físico. As vantagens de se criar um negócio online são inúmeras, principalmente se tratando de custos e operações.

Para quem não sabe por onde começar, saiba que a criação de uma empresa digital passa pelas mesmas etapas do que um negócio físico: é necessário criar um plano de negócios, definir um público-alvo e elaborar as estratégias de marketing que serão utilizadas para atrair clientes e prestar serviços online.

A principal diferença entre um negócio físico e o digital é que o primeiro necessita de um ponto comercial para atender as pessoas, enquanto o segundo demandará de um site ou comércio eletrônico para vender para os clientes. Ambos os modelos, no entanto, precisarão se formalizar para operar dentro da lei.

Como montar uma empresa digital em 8 passos

1. Defina o objetivo do negócio e o público-alvo

O primeiro passo será o de definir o que será vendido ou oferecido, para quem e quais necessidades/problemas serão supridas com a solução de sua empresa.

É importante conhecer a sua área de atuação para definir um nicho de mercado para atuar. Uma das dicas mais importantes é a de não tentar vender para todo mundo. Procure um espaço em sua área de atuação que ainda não foi preenchido por outros empreendedores.

Nesse momento será necessário realizar uma pesquisa de mercado para entender quem serão os seus principais concorrentes e quais são os valores cobrados por eles. Analisar o antedimento e a abordagem utilizados dará vantagens ao empreendedor, que poderá utilizar essas informações para criar um diferencial para seu negócio.

2. Crie um plano de negócios

O plano de negócios será o documento mais importante de sua empresa, pois será através desse planejamento que será possível tornar as ideias em realidade. Assim, o empreendedor diminuirá os riscos do empreendimento.

É indicado colocar no papel o objetivo do negócio, as principais características do público-alvo, quais serão as estratégias para vender o produto e quanto de capital será necessário para atingir os resultados esperados.

Em suma, o plano de negócios deverá conter informações sobre o mercado, os futuros clientes, o capital disponível e quanto será necessário para abrir e manter o negócio funcionando.

3. Formalize a empresa

Para quem está iniciando as operações e possui um faturamento anual de até R$ 60 mil, a dica é formalizar a empresa como Microempreendedor Individual (MEI). Nesse modelo, o empreendedor não poderá ter funcionários, mas o lado bom é que o cadastro poderá ser realizado diretamente pela internet, no portal do empreendedor.

Esse modelo fica enquadrado dentro do Simples Nacional e é isento de impostos federais. O empreendedor deverá pagar um valor fixo por mês.

Para empresas que faturam além de 60 mil, a indicação é abrir uma empresa tradicional. Isso inclui registro na Junta Comercial, na Receita Federal, na Prefeitura de sua cidade e na Secretaria Estadual de Fazenda. É aconselhado consultar um contador para não errar.

4. Crie o site de sua empresa

O primeiro passo a ser dado é escolher o tipo de site que será utilizado em sua empresa. O site servirá para conectar as pessoas (futuros clientes) aos serviços oferecidos pela sua empresa. Por causa disso, o web site deverá ser profissional e objetivo. Ou seja, deverá possuir bons elementos de navegação e as informações sobre o negócio os tipos de serviço que é oferecido naquele espaço.

Oferecer canais de comunicação será essencial para que os usuários possam tirar dúvidas sobre algum serviço ou qualquer outra informação relacionada.

O site precisa funcionar perfeitamente tanto em computadores quanto em dispositivos móveis.

5. Invista na divulgação do negócio online

Atrair clientes para o seu site será uma das etapas mais difíceis de sua empresa digital. Será necessário investir em marketing e na divulgação para alcançar a audiência necessária. A maior parte do investimento de uma empresa digital está relacionada a sua divulgação.

A dica é investir em divulgação nas páginas que o seu público-alvo frequenta. Por exemplo, se o seu negócio é sobre moda íntima, então a dica é apostar em páginas, sites e blogs que falam sobre isso.

Além desses canais, é importante comprar links patrocinados no Google através do Adwords. Assim a o site de sua empresa aparecerá nos resultados de buscas toda vez que determinada palavra-chave for pesquisada.

6. Aposte nos diferenciais competitivos

Mesmo que a concorrência seja grande, é possível se destacar da concorrência oferecendo diferenciais que agradem o público-alvo. Para encontrar esses diferenciais, será necessário realizar uma análise minuciosa da concorrência para identificar o que eles não estão oferecendo – e que pode ser oferecido pela sua empresa.

Seja um atendimento mais personalizado, uma abordagem mais próxima ou qualquer outra coisa que faça sentido em sua área de atuação.

A dica ao montar uma empresa digital é ser único e passar a sensação de exclusividade para os seus clientes. E, por último e não menos importante, é preciso pensar em um diferencial que seja difícil de ser copiado pela concorrência.

7. Ofereça canais de atendimento e feedback para seus clientes

Os canais de atendimento serão essenciais para que os usuários do site e clientes possam entrar em contato com a empresa para realizar orçamentos e tirar dúvidas gerais sobre os serviços prestados. Os principais canais de comunicação são: telefone, e-mail e chat online. Contudo, é importante apostar nas redes sociais e em ferramentas como o Whastsapp para oferecer um atendimento mais personalizado.

Lembre-se que o atendimento personalizado pode ser um diferencial competitivo que destacará a sua empresa da concorrência. Por isso é muito importante investir na cordialidade e oferecer, sempre, atenção máxima aos pedidos e as dúvidas de seus clientes.


Ao seguir essas dicas, você saberá como montar uma empresa digital para prestar serviços online. O planejamento é o passo mais importante, pois será a partir desse plano que as etapas poderão serem executadas com mais assertividade.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre como montar uma empresa digital, deixe um comentário para que a gente possa te ajudar. Bons negócios!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Como montar uma empresa digital e prestar serviços online

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Comentários

  • Olá, minha amiga e eu estamos trabalhando afim de construir um site para vender nossos serviços online. Não estávamos pensando em tanta complicação de impostos e taxas até que fui pesquisar sobre emissão de NF online. Estamos apenas começando, no momento estamos em fase de organização, nem começamos a fazer o site ainda e estamos sem grana. Nesse caso é realmente necessário que criemos uma empresa MEI? Sendo designers de ambientes nos encaixamos na categoria MEI?

    Responder
    • Olá, Aline!

      Formalizar a empresa é sempre ideal. Não sei dizer sobre a categoria, vocês precisam dar uma olhada no site do Portal do Empreendedor para verem a lista.

      Responder
  • Gostei obrigado! Queira o favor de passar o conteúdo em pdf.

    Responder

Deixe seu comentário