Como ter renda extra escrevendo na internet?

Escrever para blogs é uma maneira de ganhar um dinheiro extra no orçamento mensal. Confira como conseguir renda extra escrevendo na internet!

Escrever artigos remunerados, criar blogs e/ou trabalhar como um escritor online. Estas são algumas das alternativas possíveis para quem deseja iniciar o próprio negócio no mundo das redes e ter renda extra escrevendo.

Aliás, obter uma renda extra é o que faz cada vez mais os brasileiros buscarem formas de abrir o próprio negócio. Além de desejarem mais autonomia. Portanto, a palavra do momento é empreendedorismo. E qual o melhor setor para investir? Sem dúvidas, a internet.

Para se tronar um escritor de textos online é preciso levar em consideração alguns questões, como: Sobre qual assunto desenvolver? Qual ferramenta utilizar? Como otimizar o texto para o público e ainda conseguir ranquear no Google?

Como ganhar dinheiro escrevendo para blog?

O primeiro passo, sem dúvidas, é decidir o assunto abordado no blog. Em outras palavras, é necessário escolher o nicho do site que se deseja criar. Uma boa dica é escolher uma temática que o autor tenha propriedade para desenvolvê-la, pois assim os artigos acabam fluindo de maneira vertiginosa.

Para quem ainda não sabe sobre o que escrever, lá vai outro macete: pesquisar. Com uma rápida busca no Google, é possível obter resultados sobre empresas ou profissionais que já trabalham com esse tipo de serviço.

Geralmente, os sites profissionais desenvolvidos e que estão sendo ranqueados pelo Google são criados focando certos tipos de assuntos. Além de manter uma linha editorial coerente, fica mais fácil aparecer entre as buscas mais relevantes.

De acordo com o nosso parceiro web designer e desenvolvedor, Fabio Lobo, depois que definir o nicho do site, o interessado deve buscar entender sobre o famoso search engine optimization, ou simplesmente SEO. Uma ferramenta de otimização de conteúdo, para que o texto em questão tenha melhor posicionamento com relação aos da concorrência.

Ainda segundo o profissional, é necessário saber bem sobre o que vai ser escrito, destacar as partes importantes e trabalhar bem as palavras-chave, isto é, os termos de maior relevância dentro do texto. Só assim é possível iniciar uma monetização do blog.

Por fim, mais duas ações cruciais para começar a ganhar dinheiro escrevendo para blog: escolher o domínio do site e definir uma hospedagem.

O domínio é referente ao assunto abordado, mas ele mesmo assim pode surgir de uma ideia criativa e ousada. Em média custa R$ 40 e é cobrado anualmente. Mas existem vários tipos, como .br , .com , .net, .org entre outros.

WordPress: ferramenta para trabalhar como escritor online

Quem deseja abrir o próprio negócio na internet precisa escolher a ferramenta para abrigar o site, e o WordPress é um exemplo disso. Fácil e simples de usar, esta plataforma de textos online permite o desenvolvimento de artigos em formatos pré-estabelecidos ou personalizados. Neste último caso, profissionais podem criar um modelo pensando diretamente no site.

De acordo com o próprio WordPress, mais de 20% da internet usa essa ferramenta para comportar os sites. O que fomenta a ideia de que essa plataforma é um boa opção, principalmente para quem quer começar. Contudo, ao escolher essa opção é preciso ficar atento aos próximos passos.

Ainda segundo Fabio Lobo, algumas pessoas podem ficar interessadas em começar com uma hospedagem barata ou até mesmo de graça. Porém, elas não são boas opções, pois deixam o site lento e em alguns casos o Google não reconhece como buscas confiáveis.

Além da hospedagem, o mais novo empreendedor de textos online precisa buscar por um template. Para Fabio, é interessante começar com algum mais simples e barato.

“Um template traz toda a estrutura, diagramação e design do site, blog ou loja virtual. Alguns ainda trazem melhorias para funcionalidades de alguns itens do projeto, como sistema de comentários, carrinho de compras, ferramenta de notícias etc”, explica o web designer em um artigo sobre o que é template.

Com um site novo e pronto, a produção de texto deve ser intensa e os tipos de anunciantes devem ser escolhidos. Outra dica que o Fabio oferece é contratar um profissional que faça template exclusivo para o cliente, mas isso deve ser feito, de preferência, após os primeiros lucros do site.

Otimização do texto para o Google x Atrair o leitor

Pode até não parecer, mas é possível ter um texto otimizado, bem posicionado nas buscas do Google e ainda assim ser agradável para o leitor. Para chegar nesse estágio é necessário muito estudo, pesquisa e produção.

As regras de SEO podem ajudar na estrutura de um texto, como por exemplo investir nas palavras-chave. Colocando-as, inclusive, em lugares estratégicos. Para o leitor, quanto mais objetivo, melhor o texto. Esta técnica para atrair o público para o texto também ajuda no SEO, porque as frases acabam sendo menores e é isso que a ferramenta busca.

Aos poucos um blog acaba dando origem a outros, não necessariamente com a mesma temática. Isto ocorre porque se o trabalho for bem feito no primeiro site, é interessante tentar começar tudo novamente em outros projetos. No final, além de ser uma renda extra, escrever para blogs acaba se tornando a principal fonte de renda.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Como ter renda extra escrevendo na internet?

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário