Dicas de limpeza para escritório em casa

Quer manter seu home office limpo e cheiroso? Veja nossas dicas com faxinas simples e rápidas. Higiene e saúde para seu escritório!

pessoa limpando o home office

Precisa manter seu home office limpo mas não sabe como? Ou até sabe, mas acha que poderia fazer uma limpeza melhor ou mais rápida?

Fazer uma faxina no escritório é um trabalho chato como qualquer outro tipo de limpeza, mas é algo importante e necessário. Limpeza é higiene, e higiene é saúde. Com um ambiente limpo, você se livra de alergias, doenças e insetos.

Lembre-se de que você fica pelo menos 1/3 do seu dia dentro do escritório. Então, nada mais justo que manter tudo limpo e organizado.

Como manter seu home office limpo

Separei cada objeto mais comum em escritórios para dar dicas específicas.

Se você tiver alguma sugestão ou achar que faltou algo, não esqueça de deixar seu comentário!

Mesa

  • Quando limpar: de 1 a 2x por semana
  • Tenha em mãos: pano, limpador multiuso / álcool para limpeza / água

Antes de mais nada, é importante manter sua mesa organizada. Diariamente, antes de iniciar o trabalho, dê uma geral em tudo. Jogue o lixo no lixo, guarde aqueles contratos na gaveta, enfim, organize.

Estando tudo em ordem, passe primeiro um pano seco na superfície da mesa para tirar o excesso de poeira. Isso ajuda a evitar que você acabe espalhando a sujeira com pano úmido.

Depois, dependendo da superfície, umedeça o outro lado do pano com um limpador multiuso, álcool para limpeza ou água. A primeira opção é ideal para desencardir, mas pode estragar seu móvel dependendo do material ou se usado da maneira errada. Na dúvida, utilize álcool para limpeza ou água.

Passe o pano por toda a superfície e cantos. Faça isso de uma a duas vezes por semana, dependendo do nível de poeira ou sujeira acumulada.

Dê uma atenção especial ao local onde ficam o mouse e o teclado, pois certamente há mais sujeira acumulada por conta do suor.

Mouse e teclado

  • Quando limpar: de 1 a 2x por semana
  • Tenha em mãos: pano, limpador multiuso / álcool para limpeza

É importante manter o mouse e o teclado sempre higienizados, porque é onde está a maior concentração de bactérias em seu escritório. Se os itens são compartilhados com outras pessoas, então, pior ainda.

Para limpar o mouse, basta umedecer um pano com limpador multiuso ou álcool para limpeza e passá-lo tanto por cima quanto por baixo do periférico.

O processo é o mesmo para o teclado, com um ponto adicional: antes de passar o pano, vire o teclado de cabeça para baixo e dê uma sacudida para remover o excesso de poeira (ou restos de alimento, né?!). Se preciso, assopre também.

Monitor

  • Quando limpar: 1x por semana
  • Tenha em mãos: pano, água

Antes de mais nada, vamos combinar uma coisa: nunca – jamais – coloque o dedo no monitor! Se precisar apontar algo, não é necessário encostar o dedo. Isso engordura a tela, deixando-a cada vez mais suja e pode até riscá-la.

Combinado?

Para fazer a limpeza do monitor, primeiro passe um pano seco levemente pela tela e pelas bordas, cantos e outros pontos que acumulam poeira.

Depois, umedeça um pouco (mas bem pouco mesmo) a parte limpa do pano e passe na tela do monitor. Certifique-se de que o pano está limpo mesmo, pois caso contrário você pode acabar riscando tudo.

Depois de limpar a tela, passe o pano no restante do monitor. E não se esqueça do nosso combinado!

Telefone / smartphone

  • Quando limpar: de 1 a 2x por semana
  • Tenha em mãos: pano, limpador multiuso / álcool para limpeza

Mais um item acumulador de bactérias. Principalmente se você levar seu smartphone para o banheiro.

É ideal que você utilize um pano umedecido com limpador multiuso, tendo em vista que telefones e smartphones tendem a ficar engordurados. Então, basta umedecer o pano com o produto e passar nos gadgets. Não tem segredo.

Cabos e fios

  • Quando limpar: 1x por mês
  • Tenha em mãos: pano, água

Quase sempre esquecidos na hora da faxina, os cabos e fios do escritório são um pesadelo na hora de uma manutenção ou de mudar algo de lugar. Quando você os vê, estão cobertos de poeira. Aí começam os espirros, fora a sujeira nas mãos.

Então, pelo menos uma vez por mês, passe um pano seco nos cabos e fios que estão expostos à poeira.

Normalmente o pano seco é o suficiente para manter os cabos limpos, mas se há acúmulo de poeira, umedeça um pouco a parte limpa do pano e passe novamente. Certifique-se de que tudo está desligado para evitar choques.

Cadeira

  • Quando limpar: de 1 a 2x por mês
  • Tenha em mãos: pano, escova / aspirador, limpador multiuso / álcool para limpeza / bicarbonato de sódio

Tem coisa pior que sentar em uma cadeira suja? Tá, até tem, mas não vem ao caso agora.

Primeiro passe um pano seco para tirar o excesso de poeira. Depois, umedeça o outro lado do pano com limpador multiuso ou álcool para limpeza e passe em toda a cadeira, com atenção especial ao assento e aos braços.

Se sua cadeira for de tecido, passe o pano úmido apenas nas partes que não têm tecido, claro. Na parte com tecido, polvilhe bicarbonato de sódio e deixe-o agindo pelo menos de um dia para o outro. Depois, passe uma escova ou aspirador para tirar o produto.

Se você sua muito, talvez seja melhor limpar pelo menos os braços da cadeira uma vez por semana.

Piso

  • Quando limpar: 1 a 3x por semana
  • Tenha em mãos: aspirador / vassoura e pá, pano de chão, limpa piso

Aqui tenho dicas diferentes. Vou falar primeiro a que eu sigo.

Como eu tenho animal de estimação em casa (há algumas dicas de limpeza no link), é comum encontrar alguns pelos espalhados pelo chão. Pra evitar o acúmulo, eu tenho um robô aspirador. Recomendo o Roomba, da iRobot – ele passa 3x por semana em todo o apartamento, além do escritório. Já usei uma opção nacional, o Ropo Glass, mas não fiquei satisfeito.

Depois que o robô faz a última limpeza da semana, passo um pano úmido no chão, duas ou três vezes (basicamente até o pano sair limpo). Utilizo um desinfetante perfumado.

Outra dica é passar o aspirador (ou varrer) uma vez por semana e, logo em seguida, passar o pano. Agora, se seu piso for feito com tecido, a dica é apenas aspirar e polvilhar bicarbonato de sódio em caso de mau cheiro, deixando o produto agir de um dia para o outro, e então aspirá-lo novamente.

escritório bagunçado
Se identifica com essa imagem? Então você precisa mesmo dessas dicas…

Regras para manter seu escritório sempre limpo e cheiroso

  • Mantenha tudo organizado, em seu lugar, sempre. A preguiça foi cancelada;
  • Não coma no escritório, muito menos deixe alimentos no ambiente – isso evita acidentes como migalhas no meio das teclas do teclado, além de insetos;
  • Utilize a lixeira do escritório apenas para lixo reciclável. Jogue os orgânicos na lixeira da cozinha, por exemplo – isso evita mau cheiro e aparição de insetos;
  • Siga nossas dicas regularmente, de preferência antes de começar o trabalho. Se você deixar para o final do expediente, correrá o risco de querer deixar para outro dia. A gente sabe o que acaba acontecendo em casos assim;
  • Difusores de ambiente e incensos são boas dicas para manter o escritório perfumado, mas se o problema é mau cheiro, tente encontrar sua origem para cortar o problema pela raiz em vez de mascará-lo;
  • Por fim, mantenha o ambiente sempre arejado!

Contrate especialista em limpeza doméstica

A dica final é contratar alguém pra fazer o trabalho sujo. Literalmente.

Hoje há diversas opções de empresas que prestam esse tipo de serviço enviando profissionais terceirizadas em sua casa a um custo acessível, como a Parafuzo.

Você indica alguma empresa da área ou tem alguma dica para facilitar o processo de limpeza de home office? Deixe seu comentário!

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário