É possível ser funcionário público trabalhando em casa?

Quer prestar concurso e trabalhar em casa? Tire suas dúvidas sobre home office e funcionalismo público!

Será que é possível ser funcionário público trabalhando em casa?

O Home Office (escritório em casa) é uma modalidade de trabalho remoto em que a empresa ou órgão oferece a possibilidade de o funcionário exercer suas competências do cargo em casa.

Essa modalidade está crescendo cada vez mais, inclusive no serviço público.

A oportunidade de trabalhar em casa é, na verdade, uma boa estratégia para gerar mais produtividade, como você verá ao longo deste texto.

Curtindo esse texto? Veja também:

Além disso, garante qualidade de vida ao colaborador que consequentemente desempenhará melhor o trabalho.

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de 2017, cerca de 81% dos entrevistados afirmaram desejar ter flexibilidade de local de trabalho e 73% flexibilidade de horário.

Tudo isso o home office traz como principais vantagens.

No entanto, esse modelo de produção requer muita disciplina e dedicação. Antes de optar pelo home office no departamento público, confira se você tem um perfil e se atende a todos os requisitos!

Como funciona o trabalho remoto de funcionário público?

funcionária publica trabalhando em home office

O home office está deixando de ser um privilégio apenas de empresas privadas.

Segundo o projeto de lei n° 2.723, de 2015, que propõe alteração dos regimes trabalhistas de servidores públicos, os funcionários poderão escolher essa opção para exercer suas funções em casa, o chamado teletrabalho.

O Governo enxerga o trabalho remoto como uma grande possibilidade de evolução.

Tanto para as empresas e órgãos como para os colaboradores, as vantagens são muitas como redução de custos com deslocamento, satisfação dos colaboradores, aumento da produtividade, realização profissional, economia de tempo, motivação e qualidade de vida.

Atualmente, o TST e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho contabilizam mais de 150 servidores públicos que não precisam bater ponto todos os dias. O limite pode chegar até 50% de funcionários que se beneficiam do teletrabalho.

Principais requisitos para trabalhar em casa como servidor público

Vale ressaltar que nem todos os funcionários públicos podem trabalhar em casa.

Desse modo, têm prioridade os cargos que exigem maior concentração e cargos independentes, ou seja, que não necessita de interação com outros colaboradores.

Também há preferência para pessoas com deficiências, cuidadores de deficientes ou pessoas dependentes de cuidados, gestantes e colaboradores que não possuem acessibilidade para deslocamento.

Não são permitidos e não podem trabalhar home office:

  • Colaborador que está em estágio probatório;
  • Colaborador que ocupa função de direção ou chefia;
  • Colaborador que sofreu alguma penalidade administrativa nos últimos anos.

Além disso, há também regras para que o colaborador possa exercer sua função em casa.

Cada servidor precisa estabelecer suas metas e cumpri-las de acordo com as exigências do órgão público.

Outra curiosidade é que a meta de produtividade de um colaborador de teletrabalho varia entre 10% a 30% superior ao que teria na repartição pública.

Dentre as áreas que flexibilizam essa decisão de trabalho remoto, estão: gestão de pessoas, TI, jornalismo, jurídica, TI, administração direta dos poderes executivo, legislativo e judiciário, autarquias, funções federais, marketing, design, ouvidoria e SAC.

Fiscalização e monitoramento

Essa é uma das grandes preocupações tanto para manter a ordem no órgão público quanto para os servidores.

Dessa forma, haverá crescentes investimentos em processos eletrônicos e sistemas informatizados que serão essenciais para que a estratégia funcione bem sem que exista prejuízos ao atendimento dos públicos interno e externo.

No serviço público, a transparência é fundamental. Sendo assim, o órgão público precisa estar muito bem preparado para prestar satisfações à população.

Assim como em empresas privadas, os órgãos públicos precisam estabelecer metas e monitorar métricas de desempenho dos colaboradores.

Por outro lado, a questão cultural sobre a modalidade de trabalho é ainda uma barreira, principalmente para o setor público, mas que aos poucos vai se mostrando efetiva.

Independente se o colaborador trabalha em empresa pública, o que importa é que ele entregue resultado, resolva os problemas e desempenhe um papel de qualidade dentro do prazo estipulado.

Créditos das imagens: Freepik.

Veja mais