Dicas de como ser um escritor freelancer e conseguir oportunidades

Quer começar uma carreira como escritor freelancer? Então confira essas dicas para ser um redator na internet e conseguir oportunidades.

A pandemia de coronavírus, que explodiu no início do ano de 2020 mostrou para a sociedade que há a possibilidade várias funções e profissões serem realizadas de maneira remota, através do home-office ou trabalho remoto.

Como foram estabelecidas diversas restrições para conter o avanço do vírus e estrago causado pela pandemia, reuniões, atendimentos, consultas e aulas passaram a ser atividades realizadas, internamente, pelo computador.

Contudo, há diversas profissões que já contavam com o auxílio digital e com o home-office mesmo antes de tempos de pandemia.

Estes são os escritores freelancers, que são contratados para o desenvolvimento de artigos, resenhas, textos críticos e de opinião para um determinado cliente ou empresa.

Pode parecer óbvio dizer isso, mas um escritor freelancer precisa, primeiramente, saber como escrever. Especialmente textos de opinião e textos argumentativos que apresentam dados que corroboram com uma determinada visão.

O exemplo de como começar uma redação dissertativa argumentativa pode ser um ótimo paralelo para elucidar a necessidade de se estudar e ler bastante para conseguir ser um escritor de sucesso.

Isso ocorre pois é praticamente impossível de se realizar uma dissertação argumentativa sem realizar uma análise de dados, ler sobre notícias e atualidades e consumir notícias de diferentes veículos de informação.

Mas, pensando em como este caminho pode ser variável e abstrato para diversos profissionais, hoje serão listadas algumas dicas e pontos essenciais para começar a sua carreira de escritor.

A importância da leitura e da escrita

laptop ao lado de um caderno com uma caneta e um par de óculos por cima
ilustração de pessoas erguendo livros

Como foi visto anteriormente, o impacto da pandemia na educação e em outros setores da sociedade foi drástico, de modo que várias adaptações precisaram ser tomadas por estes setores a fim de continuar suas atividades.

Neste período, o home-office foi extremamente difundido e, com ele, uma nova concepção sobre o trabalho de freelancer surgiu.

Ainda, quando se fala de dicas e maneiras de se tornar um escritor prolífico, profissional e de sucesso, o papel e a importância da leitura e da escrita são muitas vezes deixados de lado.

Na maior parte dos textos são focados aspectos como a construção de um portfólio, escrever artigos sem ganhar, visando experiência e divulgação. Claro, isso é absolutamente real, mas para escrever bem, é necessário praticar tanto a leitura quanto a escrita.

Sobretudo, é essencial que se leia sobre notícias, que se esteja engajado em questões políticas e de atualidades e também que se treine textos dissertativos exaustivamente.

Isso ocorre pois, a vida do escritor freelancer é baseada em traduzir sua opinião para o papel, ou para o Google Docs, no caso.

Logo, é necessário que se pratique a argumentação, a oratória e também a maneira mais adequada para transformar suas ideias em palavras.

Entender seu público e adequar sua escrita a esta realidade

ilustração da mesa de um redator freelancer

Outra questão essencial é considerar o seu nicho, o público alvo e o cliente para o qual se está trabalhando.

Existem diversas maneiras de se comunicar, diversas técnicas e métodos para se escrever um texto de opinião ou para retratar uma notícia.

Portanto, é essencial que você entenda o nível de sua publicação, o site onde seu texto será publicado e o público alvo de seu texto.

Entender estes pontos irá lhe dizer se seu texto deve ser mais formal, informal, se ele deve apresentar um caráter técnico ou informativo e inúmeras outras diretrizes que tornarão seu texto adequado ao website em que ele será publicado.

Contudo, de acordo com diversos especialistas, existe uma tríade sagrada e inviolável na hora de escrever para a Internet e para o meio digital:

  1. Caráter Informativo
  2. Tema Relevante
  3. Clareza

Ainda, caminhando junto com a clareza, temos a objetividade nos textos. Visto que a Internet é um ambiente extremamente dinâmico e fluido, a informação compartilhada também deve seguir essa diretriz.

Ou seja, na hora de escrever um texto, ele deve ser claro, possuir um tema relevante e ser objetivo na hora de tratar do tema.

O que o mercado procura em escritores freelancers?

ilustração de uma avaliação profissional

Para possuir destaque no mercado digital como escritor, é necessário possuir algumas características que excedem a qualidade dos textos:

  1. Domínio da gramática e da língua portuguesa
  2. Capacidade de improvisação
  3. Domínio do linguajar digital 
  4. Versatilidade em temas e assuntos
  5. Cumprir prazos 
  6. Capacitação

Portanto, se você busca ingressar no mercado da escrita como freelancer, é necessário que se tenha em mente os pontos citados ao longo da reportagem.

Além disso, busque plataformas especializadas na divulgação e busca de serviços freelance, como a Upwork, a GetNinjas, a 99 Freelas e a Workana e não deixe de atualizar seu portfólio!

Créditos das imagens: Freepik.

Paulistano de nascimento e de coração, sou formado em Contabilidade Financeira, pai de pet (do gato Quintino) e me arrisco como redator sobre os mais variados assuntos em minhas horas vagas.
Veja mais