O que é movimento FIRE?

O movimento FIRE tem tudo a ver com fazer seu dinheiro funcionar para você e tornar-se independente das finanças ou se aposentar mais cedo ou ambos.

cifra em chamas

O FIRE (Financial Independence, Retire Early) a cada dia ganha mais adeptos pelo mundo, pelo seu ideal que consiste em chegar ao ponto onde você não precisa mais trabalhar em tempo integral o que acaba permitindo que você tenha a oportunidade de se dedicar a trabalhos onde tenha mais afinidade. 

O movimento também tem como objetivo a aposentadoria antes da idade estabelecida pela previdência social, o que não significa passar os próximos anos sem ter uma ocupação ou ficar em casa, e a conquista da independência financeira para abandonar empregos instáveis, desgastantes.

O movimento vai muito além de parar de trabalhar para viver de renda ou a abandonarem seus empregos, ele motiva seus adeptos a mudarem o estilo de vida para viverem melhor e com qualidade, criando uma  liberdade para trabalhar em casa como por exemplo, plataformas on-line, onde você pode fazer seus horários, controle de volume de trabalho e ter uma previsão de renda.

Nem todos os membros do movimento FIRE adotam a aposentadoria tradicional, o marco para alcançar FI (Independência financeira) é o momento em que o dinheiro que você ganha com seus investimentos pagará suas despesas. Quando você atinge esse ponto, a escolha de trabalhar ou não é agora sua, e você está no controle de como gasta seu tempo e sua vida.

Como o FIRE se tornou um movimento

Com a internet os ideais que dão base ao movimento recebem mais destaques, mesmo o movimento existindo há muitos anos. Os adeptos ao FIRE podem trocar dicas de como aumentar suas rendas ou como economizar dinheiro, em fóruns on-line e podcasts. 

O FIRE está aumentando porque, como sociedade, precisamos de mais do que conselhos financeiros sem graça. Precisamos de uma nova maneira de viver. 

Métodos do movimento FIRE

Os integrantes que participam do movimento FIRE buscam através de diversas metodologias e estratégias a alcançarem esse objetivo para terem uma vida sem muitos gastos e de maneira simples. O primeiro e talvez o passo mais importante a defender é o consumo consciente, onde a compra de itens seja realmente necessária evitando assim gastos desnecessários. 

Você não deve reduzir as despesas ao extremo, a menos que adore viver esse estilo de vida extremo. Em vez disso, considere cortar despesas que você não valoriza e mantenha as despesas que tornam sua vida mais fácil ou mais divertida.

Ainda seguimos em empregos que não gostamos, cada vez mais descontentes e desmotivados a cada ano. Não economizamos e vivemos no limite – muitos de nós estão a uma emergência de um desastre financeiro. 

Algumas dessas pessoas trabalham porque não podem se dar ao luxo de não o fazer. Mas outros trabalham porque estão realizando um segundo ato em sua carreira: finalmente estão fazendo um trabalho pelo qual são apaixonados ou iniciando o negócio que sempre quiseram. Mas, o mais importante, eles estão fazendo isso em seus próprios termos. 

O FIRE permite que as pessoas façam a vida em seus termos. Isso lhes dá espaço para respirar financeiramente para iniciar um negócio, trabalhar meio período fazendo algo que eles gostam, passar tempo com a família. 

Com a tecnologia a favor, muitas pessoas que participam do movimento FIRE, também fazem uso de aplicativos para controlar melhor as finanças. Juntamente com as dicas encontradas em fóruns ou outros meios dedicados ao tema, quando as pessoas tem o controle de quanto ganham e quanto gastam em cada área de sua vida, cortar o desperdício e manter o foco em poupar o máximo possível, se torna muito mais fácil. Para muitos no movimento FIRE, a independência financeira não é realmente sobre a aposentadoria – é sobre ter a capacidade de escolher o trabalho que você gosta de fazer

O FIRE incentiva seus adeptos a elevarem seus ganhos ao máximo, desde a dedicar o tempo livre para realizar alguma atividade remunerada como produzir algum produto para vender, dar aulas particulares como também realizar horas extras no trabalho.

Pessoas de renda média, estão usando uma fórmula simples de altas taxas de renda fixa (50-70% de sua renda) + vida econômica (minimalismo) + investimento de baixo custo em fundos de índices de ações (consultoria padrão de Warren Buffett) para alcançar independência financeira dentro de um curto período de tempo – geralmente em torno de 10 anos. Por razões óbvias, o FIRE às vezes é chamado de “o melhor truque da vida”.

Para muitos de nós, algumas mudanças simples significariam que o FIRE não está tão longe assim. Uma vida mais feliz e simples está ao seu alcance. A menos que você seja feliz em sua trajetória de vida atual, você não deve a si mesmo descobrir se é capaz de viver a vida de uma maneira diferente?

Felizmente, alcançar a independência financeira não é complicado. De fato, é surpreendentemente simples.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4
Total de Votos: 2
O que é movimento FIRE?

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário