Ideias de negócios White Label na internet

Quer abrir sua própria empresa mas não tem verba nem conhecimento? Conheça oportunidades de negócios White Label e trabalhe em casa!

O modelo de negócios White Label está cada vez mais popular entre empreendedores e empresas de todos os tamanhos. Especialmente aquelas que atuam, direta ou indiretamente, oferecendo soluções tecnológicas.

Tendo a origem curiosa do seu nome, que se relaciona diretamente com o desenvolvimento da cultura Hip Hop nos Estados Unidos, há, hoje, diversos negócios, produtos e serviços que são desenvolvidos a partir desse conceito.

Muitos produtos encontrados em supermercados, assim como serviços oferecidos na internet, plataformas e outros negócios são comercializados como “Etiqueta Branca”. 

Mas o que é, necessariamente, esse modelo de negócio e quais são as suas principais características e vantagens? 

Curtindo esse texto? Veja também:

O que significa o termo White Label?

printscreen do site codificar
homem em sua mesa de trabalho com cachorro pulando em seu colo
White Label é uma excelente opção para quem quer trabalhar em casa.

O White Label é um conceito baseado em modelos de serviços e estruturas de produtos prontos, desenvolvidos por empresas para que outras companhias possam comercializá-las para seus clientes, sem a necessidade de investir no desenvolvimento e na criação do produto/serviço que está sendo oferecido.

Por exemplo: uma empresa desenvolve e comercializa uma plataforma de delivery como White Label. Um empreendedor que alugar essa plataforma poderá utilizá-la atender seus clientes, só que usando sua própria marca.

Ao contrário da franquia, que leva a marca da empresa principal, o White Label permite que tudo seja personalizado. Assim, o cliente final só vê a marca da sua empresa.

Dessa maneira, a empresa que assinou a plataforma White Label não terá que arcar com os custos do desenvolvimento e nem possuir o conhecimento tecnológico para desenvolvê-la.

O modelo apresenta uma solução inteligente e com custos baixos, em relação àqueles relacionados a viabilização do projeto, o que acaba agregando mais lucro a empresa.

No entanto, a empresa que utiliza uma plataforma licenciada como Etiqueta Branca não possui os direitos sobre a licença do produto ou serviço.

Como surgiu o termo?

A origem do termo é um tanto curiosa e é atrelada ao crescimento do gênero musical Hip Hop e ajuda a entender bem o conceito de White Label.

Nos Estados Unidos, no fim dos anos 80 já era possível perceber as transformações que a música estava proporcionando para a indústria musical e para a sociedade em geral.

Os DJs utilizavam discos com músicas populares para realizarem seus remixes e produções de maneira clandestina.

As gravadoras, por sua vez, viram nesse episódio uma chance de lucrar e, assim, passaram a enviar discos cheio de faixas White Label, para que os Djs pudessem remixá-las e utilizá-las em suas apresentações da forma que bem entendessem.

Dessa maneira, os DJs poderiam utilizar as suas próprias versões das músicas, criadas a partir das originais que foram enviadas pelas próprias produtoras.

Com o passar dos anos, o termo acabou ganhando novas aplicações, porém sempre com a noção de permissão de uso. Ou seja, aquelas músicas não eram deles, embora os profissionais pudessem modificá-las para tocarem para seus públicos.

Ideias de negócios White Label

Esse modelo permite que novas ideias de negócios surjam e, assim, viabilizem ferramentas e tecnologia para que as empresas possam atender seus clientes da maneira mais eficiente.

Hoje uma empresa pode utilizar uma plataforma de e-commerce, robusta e personalizada para o seu negócio sem ter que possuir a expertise e realizar um investimento na criação, por exemplo. 

Existem diversas ideias de negócios White Label disponíveis no mercado hoje em dia. Veja algumas delas:

Banking

printscreen do site bbnk

Uma plataforma de Banking White Label permite que as empresas possam oferecer uma grande variedade de produtos financeiros para seus clientes, parceiros, colaboradores etc, com sua marca.

Um exemplo de empresa que oferece esse tipo de negócio é a BBNK.

A BBNK oferece uma solução de banking onde as empresas introduzir suas marcas e identidade visuais e ofertar soluções digitais variadas para seus clientes. Os recursos e funcionalidades podem ser personalizados de acordo com os objetivos e estratégias da empresa.

Como resultado, as empresas podem reter mais clientes e aumentar seus lucros a partir de soluções personalizadas, criadas a partir de um modelo pronto e que atenda as necessidades de um público específico.

Plataformas e Aplicativos

printscreen do site codificar

A Codificar é outro exemplo de empresa que oferece uma grande variedade de plataformas etiqueta branca. 

A empresa cria aplicativos tipo Netflix, Uber, iFood, além de portais e outros produtos, para que as empresas possam introduzir suas marcas e comercializar produtos e/ou serviços para seus clientes.

São vários tipos de negócios white label que a empresa oferece, como: Desenvolvimento de Aplicativos, Desenvolvimento de Softwares, Desenvolvimento de Portais e muito mais.

Decoração online 

printscreen do site decoradornet

Para quem é decorador e deseja ter um escritório virtual, o Decoradornet pode ser a solução ideal.

esse negócio, o profissional cria um escritório online e tem acesso a uma grande variedade de ferramentas que ajudarão o seu negócio a crescer, tais como: buscar clientes, aparecer na lista de profissionais, receber pedidos de orçamento e muito mais.

Os profissionais têm acesso direto aos dados dos clientes, a uma landing page personalizável e a outros recursos que possibilitará a marca a encontrar mais clientes e, assim, lucrar mais.

É uma excelente opção para quem é decorador e deseja criar um escritório virtual em um site que reúne uma database com milhares de clientes que estão em busca de profissionais.

Automação de Marketing Digital 

printscreen do site lahar

A automação de Marketing Digital é outra ideia de negócio white label que está fazendo bastante sucesso.

Na Lahar, por exemplo, são oferecidas soluções para agências de marketing digital e empresas que desejam aumentar suas vendas online.

A plataforma oferece uma grande variedade de recursos para seus clientes, com o intuito de gerar mais tráfego, gerar mais leads e realizar mais vendas.

Há diversos planos e preços disponíveis, desenvolvidos de acordo com as estratégias da empresa, segmentos e o número de contatos disponíveis.


Existem diversas outras ideias de negócios White Label disponíveis no mercado. Atualmente, é possível encontrar soluções prontas e desenvolvidas justamente para atender empresas de diversas áreas de atuação.

Para quem deseja ampliar os negócios sem precisar de um investimento robusto ou do conhecimento para desenvolver as soluções, investir em um negócio White Label pode ser uma ótima opção para aumentar o número de clientes, o faturamento e os lucros da empresa.

Créditos das imagens: Freepik e sites citados.

Wallace Chagas
Apenas um cara apaixonado por música, literatura, e-sports e feijão tropeiro. Produz conteúdo para internet desde quando tudo isso aqui era mato. Fundador da Chagas Web.
Veja mais