O que é modelo de receita?

Tire suas dúvidas sobre modelo de receita e gestão dos fluxos de receitas. Confira também os melhores modelos para seu negócio!

mulher criando modelo de receita

Não importa qual seja o seu produto ou serviço, é o modelo de receita que irá definir o sucesso do seu negócio.

Após colocar sua ideia no mercado, há inúmeros fatores que precisam ser levados em conta. Podemos citar: a concorrência, o nicho de mercado, os canais de veiculação de campanhas, formas de atração de clientes, etc.

Portanto, é dentro dos primeiros passos para tirar a empresa do papel, que é crucial a definição do modelo de receita. Mas o que é modelo de receita? Qual sua relação com o modelo de negócio? Acompanhe a seguir o conceito de cada um!

Modelo de negócio X modelo de receita

Antes de mais nada é preciso ressaltar que o modelo de receita tem forte relação com o modelo de negócio.

O modelo de negócio leva em conta os aspectos gerais do seu negócio, inclusive, seu modelo de receita e todos os seus fluxos de receita. Dessa forma, é uma ferramenta que analisa como as diferentes partes do negócio funcionam juntas.

Como sua empresa cria, entrega e captura valor aos olhos dos consumidores? Quais os melhores canais para gerar lucros? Os clientes compram o produto pelo preço e estrutura de seu modelo de receita? Tudo isso traz um bom equilíbrio financeiro para a empresa?

Em resumo, de nada adianta ter um produto em massa se ele não for útil e sustentável, comercialmente falando. O modelo de negócios é a formalização do que sua empresa faz para transformar o produto ou serviço em dinheiro.

Por dentro do conceito do modelo de receita

De modo geral, o modelo de receita é a estratégia e a gestão dos fluxos de receitas (fonte de receita) que a empresa recebe. Além disso, é uma ferramenta que analisa e monitora todos os recursos que serão necessários para manter cada fluxo de receita funcionando.

Dependendo do porte do negócio, a empresa pode ter mais de um fluxo de receita. Cabe ao gestor identificar qual deles representa maior fatia de lucratividade e quais têm maior potencial de tornar o negócio escalável.

Mas como definir as alternativas de modelos de receita? Como analisar qual é o melhor para o seu negócio? É o que veremos logo a seguir!

7 melhores modelos de receita para o seu negócio!

1 – Modelo rede de afiliados

Esse modelo é tendência de mercado com potencial de crescimento. Trata-se basicamente de distribuir comissão aos vendedores online por cada venda realizada. O modelo de receita de afiliados é muito mais vantajoso do que qualquer outra estratégia de anúncios.

No Hotmart, por exemplo, você pode hospedar o seu produto ou serviço e aguardar propostas de vendedores interessados.

2 – Modelo de assinatura

Aqui o cliente geralmente paga uma taxa específica para utilizar seu produto ou serviço. É um modelo rentável e recorrente.

3 – Modelo Freemium

Normalmente funciona com um teste gratuito a princípio. Porém, para testar é preciso cadastrar uma forma de pagamento que é cobrada automaticamente após o fim do teste.

4 – Marketplace

Se sua empresa vende produtos, esse é uma tendência altamente lucrativa. Trata-se da parceria com plataformas de vendas já renomadas do mercado. A plataforma cobra uma taxa e você consegue “alugar” o público e os anúncios da empresa.

Bons exemplos são os espaços de Marketplace da Submarino e do Magazine Luíza.

5 – Modelo de receita longtail

Aqui basicamente falamos em varejo. São empresas que vendem uma série de produtos como a Apple e a Amazon via internet.

6 – Anúncios

Os anúncios são fonte de receita para empresas que tem um público muito grande em redes sociais, por exemplo. Canais de televisão, jornais e portais de conteúdo também geram muito tráfego e podem trazer mais resultados dos anúncios.

7 – Geração de leads

É um investimento inteligente que tem como finalidade se transformar em receita a longo prazo. É como se fosse uma isca e anzol para fidelizar um potencial cliente. Uma isca pode ser oferecida gratuitamente, porém, para garantir maiores benefícios será preciso realizar a compra de produtos adicionais.


Agora você já sabe tudo sobre modelo de receita. Qual deles é o melhor para o seu negócio? Compartilhe nos comentários sua experiência!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0
O que é modelo de receita?

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário