Maneiras de reduzir o estresse no trabalho

Aprenda maneiras de reduzir o stress na empresa de forma fácil. Para isso, você só vai precisar mudar hábitos e cuidar do seu ambiente de trabalho.

mulher debruçada sobre sua mesa de trabalho

O estresse é um sentimento comum e natural no organismo humano, mas quando está elevado pode causar sérios danos para saúde e bem-estar das pessoas. Por essa razão, é importante encontrar formas de reduzir o estresse, principalmente onde ele é mais comum, isto é, no ambiente de trabalho. 

Mesmo para quem exerce sua profissão em casa e tem uma flexibilidade nos horários, o trabalho pode ser uma atividade exaustiva. Competitividade da área, a busca por oportunidades, prazos de entregas são algumas das causas do estresse entre os trabalhadores.

Mas afinal, como diminuir ou eliminar de vez esse sentimento? A boa notícia é que existem maneiras de amenizar as preocupações diárias com relação à sua profissão, como por exemplo investindo em hábitos saudáveis e em organização. 

Como reduzir o estresse no trabalho?

Aproveitar bem as noites de sono, ser organizado e realista, ouvir músicas e fazer pausas durante o dia são algumas das formas de reduzir o estresse ocupacional oriundo do trabalho. 

De acordo com o diretor geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, o estresse pode afetar os trabalhadores de todas as profissões em qualquer país, seja ele desenvolvido ou não. 

“Ele pode seriamente prejudicar não apenas a saúde dos trabalhadores, mas também, e com frequência, o bem-estar de suas famílias”, afirma o diretor em uma publicação no site da OIT.

Portanto, é necessário se cuidar, para não ter a vida profissional e social afetada. Sendo assim, separamos 10 dicas que vão melhorar o seu desempenho no trabalho e ainda melhorar o seu humor. Confira!

Durma bem, mas acorde cedo

Uma boa noite de sono vai ajudar qualquer trabalhador no dia seguinte a ter mais disposição para encarar a rotina. Por isso, durma por 8 horas seguidas, no mínimo, para carregar as energias.

Mas, ao mesmo tempo em que uma boa noite de sono revigora o organismo, o ato de acordar cedo também pode melhorar o seu desempenho diário. Portanto, durma cedo e acorde cedo para aproveitar bem o dia.

homem dormindo em cima de um computador
Um cochilo no trabalho é bem vindo, mas não substitui algumas horas de sono.

Organize seu ambiente de trabalho

Outra dica essencial é organizar o seu ambiente de trabalho logo após o final de expediente. Deixe o local limpo e com todos os materiais utilizados guardados. Essa organização vai facilitar sua vida no dia seguinte, poupando-lhe tempo e energia.

Seja realista

No final do expediente, liste todas as suas atividades para o dia seguinte, mas seja realista consigo mesmo e só anote o que for possível de ser feito. Isso porque, de nada adianta preencher a agenda de compromissos se você não vai conseguir dar conta de todos eles.

Esse tipo de atitude acaba sendo prejudicial para o seu desempenho no trabalho, pois as atividades não vão receber a devida atenção que deveriam ter, devido aos prazos apertados. Ou, você vai acabar se frustrando por não conseguir realizá-las.

Escute músicas

Nada melhor para relaxar do que ouvir uma boa música, não é verdade? E no trabalho isso não é diferente! Então, coloque os fones de ouvido, prepare uma playlist inspiradora e dê o play nas atividades do dia.

Mas, caso você seja como eu e não consegue se concentrar ouvindo canções, tenho uma outra dica: escute sons da natureza ou músicas instrumentais. O som da chuva ou de rios, por exemplo, pode ajudar na concentração, ao mesmo tempo em que relaxa o ouvinte.

Faça pausas para se alongar e praticar exercícios

De acordo com um artigo publicado na Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, o exercício físico é um dos aspectos para reduzir o estresse ocupacional. 

Por essa razão, antes, durante e depois do trabalho, faça alongamentos ou exercícios físicos. Principalmente, se você trabalha realizando alguma atividade que exija um esforço físico ou movimentos repetitivos do corpo.

Reserve um tempo para descanso

Além de fazer pausas para alongar o corpo, também é recomendado parar o trabalho para repousar. Isso mesmo, tire de 10 a 20 minutos para sentar no sofá e fazer algo relaxante. Assim você descansa o corpo e a mente.

Mantenha uma alimentação equilibrada e saudável

Faça todas as refeições do dia, principalmente o café da manhã. Pular a primeira refeição pode aumentar os níveis de hormônios relacionados ao estresse e mau humor. Sendo assim, capriche nas escolhas dos alimentos de forma saudável e nutritiva.

Invista em plantas naturais para o escritório

Mini cactos, violeta e suculentas são algumas das melhores plantas para escritório. Além de dar um toque especial à decoração, essas e outras espécies podem contribuir com a purificação do ambiente, diminuem o estresse e aumentam a sensação de prazer.

Tenha contato com animais no home office

Um estudo feito pela University of British Columbia confirma que cães podem reduzir o estresse em universitários. E já que os estudantes podem se beneficiar com a presença dos bichinhos, os trabalhadores também podem.

Por isso, caso você ainda não tenha um animal de estimação, procure alguma ONG na região onde você mora. Adotar um cãozinho ou gatinho pode ser uma atitude transformadora, não apenas para o pet, mas para você também. 

homem em sua mesa de trabalho com cachorro pulando em seu colo
Como ter stress em um ambiente assim?

Tenha uma decoração inspiradora

De tempos em tempos, renove a decoração do seu ambiente de trabalho, doe itens que já não lhe acrescentam e transforme a energia do seu home office. Para isso, você pode até se inspirar em decoração de Feng Shui para escritório.

Devo evitar o estresse?

Como já mencionado no início desse artigo, o estresse é um sentimento natural do organismo humano. E, de certa maneira, é benéfico para o corpo.

Segundo a diretora do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada (CPDEC), Rosângela Curvo Leite, o estresse libera um hormônio chamado de cortisol, que trabalha “ligando” o cérebro, e, eventualmente, aumentando a aprendizagem.

Contudo, “o efeito do ‘estresse positivo’ acontece quando há convergência de tempo (curto) e espaço (durante a tarefa de aprendizagem), em um evento controlado e seguido de um período de normalização”, explica a diretora do CPDEC em artigo publicado no site da instituição.

Mas, quando não há um controle sobre esse sentimento, é preciso ficar atento ao corpo. Isso porque, de acordo com Ministério da Saúde, o trabalhador pode sofrer com a Síndrome de Burnout.

Trata-se de um distúrbio psíquico com sinais de extrema exaustão e estresse oriundos de trabalhos desgastantes. São sintomas desse problema: cansaço excessivo, dor de cabeça frequente, insônia, alterações no apetite, dificuldades de concentração etc.

Nesses casos, o tratamento deve ser feito com psicoterapia, conforme indica o Ministério da Saúde. Portanto, o melhor a ser feito é reduzir o estresse no trabalho cotidianamente. Assim, é possível ter um bom desempenho nas atividades diárias e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde física e mental.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média:
Total de Votos:
Maneiras de reduzir o estresse no trabalho

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário