Como registrar uma marca

Chegou a hora de deixar seu negócio ainda mais profissional? Saiba como registrar uma marca, logotipo e domínio, e por que isso é um passo importante.

diversas lâmpadas (que simbolizam ideias) espalhadas no chão e uma ao centro protegida por um cadeado

Seu negócio está crescendo, conquistando novos clientes e aumentando sua participação na sua área de atuação. Chegou a hora de criar uma marca para se posicionar no mercado e atingir novos horizontes. Saiba como você pode registrar sua marca e saiba que é um passo importante e positivo para a sua empresa.

Antes de tudo, é interessante ter em mente que a marca da sua empresa pode ser o maior patrimônio da mesma. Coca-Cola, McDonald’s e Nike, são exemplos do poder que uma marca pode ter no mundo dos negócios, onde somente o valor agregado de seu nome gera resultados positivos em públicos de todo o mundo.

Por isto, no momento de registrar uma marca, saiba que você deve criá-la planejando sua valorização institucional, pois será seu principal elo com seus clientes, seu público e seu mercado.

INPI

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) será o seu principal canal nesse processo. É através do site que você poderá realizar as etapas necessárias para fazer o registro da sua marca.

Uma dica interessante é que o INPI oferece descontos para microempresas, microempreendedores individuais, cooperativas e até pessoas físicas. Mas os valores devem ser consultados no site no momento de preenchimento do órgão.

Como fazer o registro de marca

  • Faça uma pesquisa – É importante verificar antes se o nome ou desenho (logo) que você pretende registrar já não existe no órgão. Se já existir, pode escolher outro nome, pois a propriedade de registro é válida para quem fez a solicitação primeiro, mesmo que ainda esteja em processo de aprovação. Você pode consultar no sistema de busca de marcas do INPI.
  • O setor da sua marca – Uma mesma marca pode ser registrada em diferentes setores do mercado. Por exemplo, “Dois Irmãos” pode ser a marca de uma padaria, como uma borracharia, um escritório de advocacia ou qualquer outro setor de atividade, desde que não seja o mesmo do que já existe registrado, por isto é importante definir o setor da sua marca. 
  • Apresentação da marca – É necessário ter definido qual o tipo de marca que você planeja enquadrar: marca nominativa, marca figurativa, marca mista ou marca tridimensional.
    Esta etapa serve para proteger a identidade da sua marca que você pretende utilizar para apresentar ao público. Você pode entender melhor acessando o manual de marca do INPI.
  • Natureza da marca – Aqui você define a classificação da sua marca, se é de um serviço, um produto, uma marca coletiva ou de certificação.

O tempo do processo de aprovação da sua marca pode durar em média 2 anos, dependendo de processos legais durante a análise do órgão.

As taxas para registrar uma marca são pelo menos duas, no momento do pedido de registro e após o deferimento, após o pagamento, sua marca estará finalmente registrada.

Pode haver mais taxas dependendo do processo de aprovação, caso seja necessário novos documentos, por exemplo, mas não há como saber anteriormente, pois cada registro é um caso individual.

Ideias de nome e domínio para a empresa

Se você ainda não pensou em um nome para a sua empresa, que tal utilizar um gerador de nomes?

Nesse link temos dicas até mesmo para você escolher o domínio (endereço www) do seu site.

Veja também essas dicas sobre onde registrar um domínio para sua empresa.

Criação de logotipo

Essencial para o registro da marca, o logotipo deve ser profissional e preferencialmente definitivo, já que há mais custos caso você queira alterá-lo futuramente.

Você pode utilizar uma ferramenta de criação de logos ou contratar um profissional para realizar o serviço de maneira conceitual, além de entregar os arquivos de maneira adequada.

Registro de marca = segurança

Segurança é o principal motivo para você registrar sua marca, pois analisando todo o trabalho e esforço dedicado ao seu negócio, no momento de crescimento não vale você abrir mão de uma marca que foi construída com toda sua dedicação e correr o risco de perde-la, podendo trazer prejuízo e um retrabalho gigante para reconquistar sua posição no mercado e seus clientes.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0
Como registrar uma marca

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário