Seja anfitrião: como alugar sua casa no Airbnb

Que tal descolar uma renda extra alugando seu apartamento, casa ou quarto? Veja como ser anfitrião no Airbnb e faça sua casa trabalhar por você!

casa cadastrada no airbnb

Tudo, hoje em dia, pode se transformar em oportunidade para ganhar dinheiro. Enxergando essa lacuna é que empresas como a Airbnb fazem tanto sucesso e proporcionam formas seguras para que as pessoas complementem suas rendas.

No entanto, por ser uma empresa que oferece um serviço considerado por muitos como “arriscado”, muitas pessoas acabam por não aproveitar essa incrível oportunidade.

Descubra a seguir como se tornar um anfitrião e alugar sua casa no Airbnb. Separamos informações realmente importantes e dicas que irão te ajudar, pode apostar!

Como funciona o aluguel de imóveis no Airbnd

A verdade é uma só, tem que empregar bem o termo “desapegar das coisas” para entrar para o Airbnb. Porém, o serviço é tão eficiente, simples e seguro, que isso acaba se tornando algo corriqueiro com o passar do tempo. Mas vamos ao que interessa, não é mesmo?

No próprio site existe um FAQ (perguntas frequentes) que ajuda muito quem está iniciando. Ah, e você pode alugar tanto seu apartamento como a sua casa. Basicamente o processo para alugar sua residência na plataforma, que atua como uma rede social é fácil e se baseia em 3 etapas rápidas, veja cada uma!

Tudo começa com as fotos do imóvel

Antes de mais nada tire umas fotos bem bacanas do seu apartamento ou casa. Procure mostrar os pontos fortes do imóvel, como uma vista atrativa ou tamanho dos cômodos, por exemplo.

Tente retratar a realidade do que está oferecendo para que assim, o hóspede chegue e não se sinta enganado. Isso é importante, pois quando houver avaliação ou comentário do hóspede, as chances de positivar seu imóvel são grandes.

Pesquisar e analisar os valores da região

O próprio Airbnb disponibiliza comparativos dos preços de imóveis da mesma região. Sendo assim, antes de sair colocando o preço lá nas alturas, procure entender o quanto seu aluguel vale naquela região.

A dica é manter inicialmente um valor mais abaixo dos concorrentes, pois você precisa atrair mais hóspedes se quiser ter sucesso com o serviço.

Efetuar seu cadastro no Airbnb

Não existe segredo para realizar seu cadastro, basta acessar a página e seguir com o preenchimento dos dados. Mas calma, pois existem alguns pontos importantes e que irão definir seu perfil. Desse modo, se atente ao preencher:

  • Seu perfil: aqui vale falar um pouco sobre você, a fim de criar uma imagem real e positiva;
  • Preços e calendários: esse campo serve para você mostrar as datas em que o imóvel estará disponível e os valores para cada data;
  • Definir dias mínimos para a locação: importante etapa e que irá definir seu histórico, ou seja, prefira longas datas, pois atrai mais hóspedes;
  • Estabelecer os preços: provavelmente uma das principais etapas, pois aqui você estipula os valores de cada serviço.

Nesse último item você precisa considerar que, enquanto está fora, seu hospede irá consumir água, energia, internet e, possivelmente, TV a cabo. Além disso, quando estiver preenchendo irá encontrar um espaço para inserir o valor da limpeza. Afinal, será necessária uma limpeza antes e outra após a saída.

O Airbnb possui uma taxa de serviço tanto do anfitrião quanto do hóspede. Portanto, para o anfitrião existe uma taxa de 3% e para os hóspedes uma taxa que varia de 6 a 12%, dependendo do período de aluguel.

pessoa com computador na cama
Confira mais dicas sobre como transformar sua casa em hospedagem clicando no link!

Como se preparar para ser um anfitrião no Airbnb

Não existe ao certo um manual que mostre como ser o melhor anfitrião do Airbnb. Esse aspecto é muito individual de cada um, mas como dicas para ter sempre alguém em sua casa, podemos apontar algumas.

As avaliações são preciosas para alavancar seu perfil. Mas como conseguir isso? Simples, seja você mesmo! Procure proporcionar tudo que uma pessoa precisaria naquela janela de tempo em que está em sua casa.

Receba bem os hóspedes, cobre um preço justo, seja sempre solícito e busque compreender o que cada viajante pode agregar para que o próximo aluguel seja ainda mais completo e positivo.


Viu como não é complicado ser um anfitrião do Airbnb? Tudo que você precisa é dar o primeiro passo, abrir sua casa aos hóspedes e fazê-los sentir como se estivessem em suas próprias casas!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0
Seja anfitrião: como alugar sua casa no Airbnb

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário