Como ser produtivo trabalhando em casa: veja 5 dicas

Tem dificuldades de concentração e organização para trabalhar em home office? Com essas 5 dicas você vai saber como ser produtivo trabalhando em casa!

como ser produtivo trabalhando em casa

O home office é uma realidade tanto para freelancers quanto para empresas que testam sistemas mais flexíveis. Porém, ainda tem muita gente que não sabe como ser produtivo trabalhando em casa. Acredite: é possível.

5 dicas de produtividade em home office

A dica principal é encarar a jornada com seriedade. Mesmo no conforto do lar, o profissional deve estar pronto para atender clientes e entregar o projeto no prazo estipulado. Isso significa criar um ambiente semelhante a um escritório. TV ligada e cachorro correndo pela casa apenas atrapalham a concentração.

A seguir, confira dicas para o serviço render trabalhando em casa.

1. Reserve um espaço para sua workstation

Mesa organizada e cadeira confortável são fundamentais para quem passa muitas horas em frente ao computador. O silêncio também é importante. Telefone tocando, aspirador de pó ligado e choro de criança atrapalham qualquer fluxo de produção.

Se você divide a casa com mais gente, escolha um cômodo com porta para ser sua área de trabalho. Feche-a durante o expediente. Esse é um código simples para separar a vida doméstica da lida corporativa.

2. Identifique as horas mais produtivas

Cada organismo funciona no seu próprio ritmo. Há pessoas que produzem mais durante o dia. Outras preferem a tranquilidade da madrugada para dedicar-se às atividades criativas.

Experimente trabalhar em diferentes horários para definir qual se adapta melhor ao seu relógio biológico. Uma vez escolhido o turno, mantenha uma rotina. A constância é importante para organizar o tempo e, dessa forma, aproveitá-lo da melhor maneira.

No entanto, lembre-se de que nem sempre há possibilidades tão flexíveis. Muitas demandas de trabalho, como reuniões por teleconferência, acontecem em horário comercial.

Leia: É possível trabalhar apenas 4h por dia?

3. Liste as tarefas

Outra dica de produtividade em home office é encerrar o turno fazendo uma lista com todas as tarefas do dia seguinte.  Assim, você dá início à próxima jornada sabendo exatamente qual caminho seguir.

Conforme vai ganhando experiência, o trabalhador remoto consegue calcular quantas horas precisa dedicar a cada função. Logo, elege prioridades e começa pelo mais difícil.  A energia ainda está alta, então dá para matar o leão do dia sem tanto esforço.

4. Use a técnica Pomodoro

Existem muitas técnicas para ser produtivo trabalhando em casa. Uma das mais conhecidas é o método Pomodoro.

A ideia consiste em executar uma tarefa durante 25 minutos. Após o período, faz-se um intervalo de cinco minutos. O ciclo recomeça. Ao fim de quatro “pomodoros”, a pessoa tem direito a um descanso maior, de até meia hora.

Esse controle pode ser bastante útil para quem tem metas diárias a bater. Também vale para cumprir obrigações mais burocráticas, como responder e-mails.

O KanbanFlow é uma ótima ferramenta que une os métodos Pomodoro e Kanban, o que te ajudará a controlar melhor seu tempo além de organizar suas tarefas.

5. Organize o serviço por categorias

Fazer um telefonema, redigir metade de um relatório, voltar ao telefone, continuar o texto… Essa lógica é contraproducente.

Tente juntar demandas semelhantes. Por exemplo, tire a manhã para pagamentos e serviços bancários, a tarde para prospectar clientes e a manhã seguinte para começar um projeto. A cabeça funciona melhor quando não há tantas interrupções.


Gostou das dicas para render trabalhando em casa? Será que você consegue praticá-las? Deixe um comentário com sua opinião!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Como ser produtivo trabalhando em casa: veja 5 dicas

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário