Os melhores livros para empreendedores iniciantes

Quer aprender mais sobre empreendedorismo? Confira quais são melhores livros para empreendedores iniciantes e evolua seu negócio para o próximo nível!

Para quem está pensando em abrir um negócio próprio, os melhores livros são aqueles que ajudam a evoluir as capacidades de quem os lê – nesse caso, empreendedores iniciantes.

Empreender é uma habilidade que requer refinamento e empenho, e os livros certamente são de grande ajuda nesse processo!

Pensando nisso, resolvi trazer algumas obras que todo futuro empreendedor pode tirar proveito.

A seguir você verá nossas indicações e sugestões de livros para empreendedores iniciantes contendo dicas, conhecimentos, histórias, exemplos e filosofias.

Então, continue lendo!

O que é empreendedorismo?

homem lendo um livro sentado no sofá

Antes de começarmos, vamos ao conhecimento básico – mas essencial – sobre o nosso principal assunto do dia: empreendedorismo.

A palavra “empreendedorismo” tem como significado o ato de empreender, ou seja: por em execução, fazer, realizar.

Sim, é um termo bastante abrangente. Há, inclusive, pessoas que sem dúvida alguma têm um forte espírito empreendedor e colocam isso em prática das mais variadas formas.

Pode ser em uma reforma na casa (ou no escritório), levando um projeto da empresa que trabalha adiante, ou mesmo em alguma mudança na vida. Por em execução, fazer, realizar – lembra?

Entretanto, o termo empreendedorismo normalmente é relacionado aos negócios – e, de fato, é onde essa palavra faz mais sentido.

Em suma, no mundo dos negócios, uma pessoa empreendedora tem um objetivo e trabalha para alcançá-lo (mesmo encontrando diversos desafios no caminho). O que nos leva de volta ao passado para tentar entender melhor a origem dessa palavra…

Origem do termpo “empreendedorismo”

O significado de “empreendedor” como a conhecemos surgiu no livro Capitalismo, Socialismo e Democracia, do economista austríaco Joseph A. Schumpeter, lançado em 1942 (opa, já temos uma indicação de livro!).

Na obra, Schumpeter identifica o empreendedor como peça essencial do desenvolvimento econômico – afinal, o capitalismo exige que o velho seja transformado em novo, para que a roda da economia continue girando.

Isso tem até nome: fenômeno de destruição criativa.

Ao empreender, o empreendedor está inserindo uma nova ideia em um contexto que já existe – pode ser um produto ou serviço, um aprimoramento ou uma nova abordagem a velhos problemas.

Aí é que entra a criatividade, já que tudo que é inovador exige uma boa dose de imaginação e de conhecimentos sobre a área em questão.

Portanto, ter conhecimento é essencial para começar a empreender. Vamos, então, ao que interessa: nossas indicações de livros!

Quais são os melhores livros para empreendedores iniciantes?

Seria fácil listar aqui os best-sellers mais aclamados e queridos do mercado literário, mas sendo sincero, os melhores livros para empreendedores iniciantes muitas vezes não estão nos destaques das prateleiras das livrarias e lojas online.

Sendo assim, aqui você encontrará uma seleção escolhida com cuidado de livros que te pouparão de ter que procurar por autores e obras realmente interessantes para o ramo do empreendedorismo.

Confira:

“O poder do hábito” de Charles Duhigg

O poder do hábito de Charles Duhigg

Diferente dos livros banais de autoajuda, que muitas vezes falam sobre o óbvio, esta obra do vencedor do Prêmio Pulitzer, Charles Duhigg, é tida como um clássico moderno no mundo dos negócios e do empreendedorismo.

O livro trata de forma científica como o hábito pode ser a chave para o sucesso empresarial. Escolhemos cerca de 60% do que fazemos, os outros 40% são puramente hábitos impulsionados pelo cérebro, é o que revela o estudo.

Repleto de abordagens interessantes sobre o tema, a obra revela a ciência por trás da criação e transformação de hábitos que estimulam a produtividade, concentração e o crescimento.

Duhigg é estadunidense e repórter do The New York Times, um dos jornais mais renomados do mundo. “O poder do hábito” é um best-seller que faz jus a vendagem ao redor do mundo. 

  • Livro: O poder do hábito
  • Autor: Charles Duhigg
  • Editora: Objetiva

“O ponto da virada” de Malcolm Gladwell

O ponto da virada de Malcolm Gladwell

Tido como um dos livros essenciais para o entendimento sobre o marketing e o consumo, “O ponto da virada” do jornalista britânico Malcolm Gladwell mostra como os cenários sociais são importantes para aumentar tendências de consumo.

Trata-se de um livro sobre modas e tendências, e como elas surgem. Você já refletiu sobre como algumas coisas viram uma febre mesmo sem ter função prática no dia a dia das pessoas?

Gladwell traz um relevante debate sobre como funcionam os cenários sociais e econômicos, e como eles possibilitam que empresários possam aproveitar oportunidades de ouro lançando produtos e serviços que viram moda. 

A obra discute sobre como pequenos estímulos e ações são essenciais para o crescimento e evolução a longo prazo.

  • Livro: O ponto da virada
  • Autor: Malcolm Gladwell 
  • Editora: Sextante

“Aventuras Empresariais” de John Brooks

Aventuras Empresariais de John Brooks

Se você é do tipo que prefere aprender pelo exemplo, “Aventuras Empresariais” do jornalista estadunidense John Brooks é o livro certo!

Diferente do restante, esse livro fala sobre fracassos. Isso mesmo! É uma série de artigos publicados no jornal The New Yorker contando e analisando enormes fracassos corporativos e empresariais. 

Contudo, o livro não é apenas uma coletânea de empresários e empreendedores fazendo escolhas erradas. A obra é um estudo sobre o poder das decisões, com dicas, segredos e ótimos exemplos do que não fazer no empreendedorismo e gestão. 

Lançado originalmente em 1969, “Aventuras Empresariais” é um dos livros favoritos de ninguém menos que Bill Gates. 

A obra é considerada um dos clássicos essenciais para começar e crescer no mundo empresarial e corporativo. 

  • Livro: Aventuras Empresariais
  • Autor: John Brooks
  • Editora: Best Business

“Qual é a tua obra?” de Mario Sergio Cortella

Qual é a tua obra? de Mario Sergio Cortella

Nessa obra escrita pelo filósofo e palestrante brasileiro, Mario Sergio Cortella, estão presentes os debates sobre gestão, inovação e superação de problemas. 

Entre reflexões e dicas de administração, Cortella não oferece uma lista do que fazer para empreender, mas de como o empreendedor pode usar o seu cenário e fatores externos (e internos) a seu favor.

A obra não mede esforços em mostrar que o mundo corporativo/empresarial não é fácil, mas que existem maneiras de empreender de forma mais segura, confiante e menos impulsiva. 

“Qual é a tua obra?” passa a ser essencial para quem almeja crescer e se consolidar como empreendedor. Foi feito para acrescentar conhecimento e astúcia a líderes de negócios. 

É um livro importante para aprender a lidar com os problemas e usar as oportunidades para o fortalecimento pessoal e da empresa. 

  • Livro: Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética.
  • Autor: Mario Sergio Cortella
  • Editora: Vozes Nobilis

“Empreendedorismo para subversivos” de Facundo Guerra

Empreendedorismo para subversivos de Facundo Guerra

Numa pegada mais autobiográfica, o empresário da noite paulistana, Facundo Guerra, conta tudo o que passou e o que teve que fazer para se tornar um empresário de sucesso no Brasil. 

Lançada em 2017, a obra reúne a história profissional de Guerra. O empresário é tido como o responsável por revitalizar a noite de São Paulo, portanto considerado um dos mais bem sucedidos empresários do país.

O dono do grupo Vegas, uma das maiores companhias de casas noturnas brasileiras, conta em “Empreendedorismo para subversivos” que é preciso arregaçar as mangas e saber usar tudo ao seu redor para impulsionar o crescimento e empreender.

  • Livro: Empreendedorismo para subversivos
  • Autor: Facundo Guerra
  • Editora: Planeta

Mais dicas de livros para novos empreendedores

Vídeo: Livros para aprender como empreender (lista obrigatória para quem está começando)

Que tal algumas recomendações de um empreendedor de sucesso?

No vídeo acima, do youtuber Raphael Mattos – também conhecido como CEO da PremiaPão e Cofundador do Revolução Digital – você pode conferir mais cinco dicas de livros sobre empreender.

São esses:

  1. O Mito do Empreendedor (Michael E. Gerber)
  2. Geração de valor 3 (Flávio Augusto Da Silva)
  3. A tríade do tempo (Christian Barbosa)
  4. Manual do CEO (Josh Kaufman)
  5. Poder sem limites (Anthony Robbins)

Livros para download: e-books grátis

Por fim, a melhor dica para quem gosta de leitura que podemos dar hoje é esse artigo do Criar Portfolio que lista sites para ler ou baixar livros.

São centenas de opções para todos os gostos e necessidades – e, sim, a maioria dos livros são (legalmente) grátis.

No site Domínio Público, por exemplo, você pode encontrar mais de 700 livros e artigos grátis sobre administração em formato PDF para download.

Bônus: sites que todo empreendedor deve ler

Acima você viu algumas dicas de livros indispensáveis para novos empreendedores.

Mas o ruim dos livros é que uma hora eles chegam ao fim. E aí, o que fazer?

Você não só pode como deve acompanhar sites, blogs e redes sociais de empreendedores ou sobre empreendimento em geral. Assim, fica por dentro das novidades e recebe até mesmo algumas dicas exclusivas.

Confira algumas sugestões:

  • Dinheirama: estar por dentro do mundo da economia é estar preparado e ter educação financeira para gerir as finanças de um negócio.
  • Endeavor: certamente você já viu essa sugestão antes, já que trata-se de um dos principais portais sobre empreendedorismo do país.
  • Fabio Lobo: são várias dicas voltadas para quem quer ter um negócio online, como site institucional, e-commerce ou blog de conteúdo.
  • Sebrae: dispensa apresentações – conteúdo básico e 100% obrigatório para quem quer começar a empreender.
  • Via Carreira: além de dicas sobre carreira, o blog também traz materiais para jovens empreendedores.

Com isso, temos não só os melhores livros para empreendedores iniciantes – essencialmente para quem quer empreender no Brasil – mas também alguns sites como opções de leitura constante.

Você tem muito a ganhar lendo essas obras e investindo em seus ensinamentos.

Se tiver mais alguma dica, deixe seu comentário!

Créditos das imagens: Freepik e autores citados.

Katharyne Bezerra
Katharyne Bezerra é jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela UniFavip-DeVry. Atua como ativista ambiental e animal desde 2014 e já foi presidente de uma ONG de proteção ambiental durante 4 anos. Desde 2015 escreve sobre animais para diversos sites. Siga no instagram!
Veja mais