O que é ser um empreendedor?

Afinal, o que significa ser empreendedor? Tem a ver com ser empresário? Conheça o conceito, as características e os tipos de empreendedores.

Empreendedorismo é uma dessas palavras que vemos jogadas por aí o tempo todo, sem pensar com muita profundidade no seu significado. Entendemos que existem pessoas que iniciam negócios e se tornam donos de empresas; essa é a simplificação. Mas o que é ser um empreendedor realmente?

O conceito vai muito além dos processos e de apenas ser o dono de algo, até porque não se trata do mesmo que ser um empresário.

Na verdade, a concepção de “empreendedor” como a conhecemos surgiu com um economista, o austríaco Joseph A. Schumpeter. No livro Capitalismo, Socialismo e Democracia, lançado em 1942, ele identifica o empreendedor como peça essencial do desenvolvimento econômico.

A lógica é fácil de acompanhar. O capitalismo exige que o velho seja transformado em novo, para que a roda da economia continue girando.

Isso tem até nome: fenômeno de destruição criativa. Ao empreender, o que se está fazendo é inserir uma nova ideia em um contexto já presente.

Essa ideia pode ser um produto ou serviço, um aprimoramento ou uma nova abordagem a problemas existentes. Aí é que entra a criatividade, já que tudo que é inovador exige uma boa dose de imaginação e de conhecimentos sobre a área em questão.

Para entender o que é ser um empreendedor efetivamente, do conceito até a prática, é preciso compreender o que forma esse perfil, as características e objetivos. Neste post, vamos falar sobre todos esses aspectos e mais. Boa leitura!

Por que alguém se torna empreendedor?

cinco empreendedores posando para a foto

Ainda que as razões para se tornar um empreendedor sejam bem pessoais, existem alguns motivos que costumam ser repetidos em muitos casos quando essa pergunta surge.

No geral, o que motiva essa transformação é o que define, também, o tipo de empreendedor, sobre os quais veremos daqui a pouco. Portanto, cada tipo tem suas próprias justificativas.

As mais comuns são:

  • Crises e falta de oportunidades: quando o desemprego cresce, é natural ver o aumento simultâneo de empreendedores, que estão tentando encontrar outros meios de trazer renda para casa;
  • Desejo de mudar o mundo: apesar de parecer utópico, a verdade é que muitas pessoas querem fazer do mundo um lugar um pouquinho melhor, e usam suas ideias de produtos e serviços como meio para alcançar esse objetivo;
  • Desafio: algumas pessoas gostam muito de se desafiar, tentar coisas novas e se arriscar, fatores que sempre fazem parte do empreendedorismo;
  • Ambição: os ambiciosos formulam sonhos e não param até torná-los realidade, sendo parte de sua personalidade lutar pelo que querem, mesmo quando se leva bastante tempo — o que normalmente é o caso na construção e consolidação de uma empresa;
  • Controle sobre a própria carreira: não são poucas as pessoas que gostariam de não ter chefes nem ninguém ditando o que deve ser feito, e ser o dono significa uma posição de controle sobre todas as decisões.

É claro que haverá pessoas que respondem a pergunta “o que é ser um empreendedor?” com uma definição absolutamente financeira. Ganhar dinheiro é parte da meta de todos que montam o próprio negócio, e para alguns, é a principal.

Contudo, como essa é uma aventura de longo prazo e com muitos caminhos possíveis, não dá para se concentrar apenas no ganho financeiro. Todo empreendedor também precisa trabalhar para fortalecer as características que o tornarão um bom gestor e líder.

Características do empreendedor

O perfil de um bom empreendedor requer certas qualidades. Isso não significa que você precisa nascer com um “dom” ou outro. São competências que podem e devem ser desenvolvidas e aprimoradas.

Veja alguns exemplos:

  • Criatividade;
  • Organização;
  • Determinação;
  • Foco;
  • Curiosidade;
  • Independência;
  • Flexibilidade;
  • Liderança;
  • Inteligência emocional.

Algumas dessas características parecem intrínsecas a cada um e, de fato, algumas pessoas têm mais facilidade que outras. Mas em todos os casos é possível trabalhar em cima delas.

Você pode criar hábitos para treinar a criatividade, começar a ser mais organizado na mesa de trabalho, ou ir atrás de novos aprendizados para exercitar a curiosidade.

Não deixe também de conhecer histórias e conselhos de quem já passou por tudo isso, especialmente em livros sobre empreendedorismo.

Tipos de empreendedor

empreendedora em seu escritório

Como mencionamos acima, há diversos tipos de empreendedores, cada um com suas motivações e objetivos. Conheça os principais!

Informal

Os informais são aqueles que têm seu próprio negócio apenas para sobreviver e não costumam ter visões a longo prazo.

Não são todos que concordam que eles são empreendedores, mas eles cumprem os requisitos, exceto a formalização da empresa, o que pode ser resolvido ao se tornarem Microempreendedor Individual (MEI).

Individual

O que é ser um empreendedor individual? Resumidamente, é ser MEI, uma das categorias de maior abrangência no empreendedorismo brasileiro.

O MEI normalmente presta serviços ou vende produtos que ele mesmo cria, sozinho ou com no máximo um funcionário para apoiar.

Social

O propósito do empreendedor social é resolver um problema na sociedade que o poder público não consertou, ou atuar de alguma outra maneira que ajude a população de alguma maneira.

É o tipo perfeito para a pessoa que quer mudar o mundo com seu trabalho.

Cooperado

Empreendedores cooperados são ligados a corporativas, trabalhando em parceria com outros profissionais para a operação em algum projeto.

Os riscos são mais baixos, mas não há independência na atuação.

Digital

Muitos negócios 100% online vêm sendo construídos com boas taxas de sucesso.

Empresas digitais funcionam cada vez melhor e momentos de crise mostram sua importância para o consumidor atual.

Franqueador e franqueado

Essa é uma parceria muito comum entre grandes empresas e pequenos e médios empreendedores.

O franqueador possui uma rede de lojas da sua marca, e o franqueado encara o desafio de comandar o negócio a partir de recursos compartilhados.

Descobriu o que é ser um empreendedor?

E aí, conseguiu entender o que é ser um empreendedor hoje em dia? São muitas opções e, definitivamente, muitos desafios. É um caminho difícil, mas recompensador.

Se você se viu neste post e acha que conhece mais gente com interesse no assunto, compartilhe nas suas redes sociais!

Créditos das imagens: Freepik

Veja mais