Home office: vagas de emprego para pessoas sem experiência

Veja aqui como encontrar vagas home office para pessoas sem experiência prévia no mercado de trabalho. Comece sua carreira sem sair de casa!

É possível encontrar vagas e conseguir um emprego em home office mesmo sem ter experiência prévia no mercado de trabalho?

A alta competitividade do mercado de trabalho exige que os profissionais estejam cada vez mais preparados para atender aos interesses das empresas.

É natural, portanto, que seja um desafio e tanto conseguir emprego sem experiência nos dias atuais.

Mas não se desespere. Existem alternativas – e muitas — para os profissionais de primeira viagem.

Quer saber como? Vem com a gente!

Por que as empresas preferem profissionais com experiência?

Mulher trabalhando em casa

Quem batalha para conseguir o seu lugar ao sol no mercado de trabalho conhece as dificuldades de encontrar uma boa oportunidade.

Os profissionais sem experiência sofrem ainda mais, já que costumam ser preteridos por profissionais mais experientes.

Já os profissionais com experiência, em tese, chegam mais prontos para assumirem as suas funções.

Embora sejam mais caros, no geral, as empresas preferem arcar com custos maiores e ter um profissional com maior capacidade de produção e menor margem de erro.

Não à toa, inclusive, ter experiência é pré-requisito para grande parte das vagas disponíveis no mercado.

Isto significa que profissionais que não podem comprovar terem atuado anteriormente na função não serão nem considerados durante o processo seletivo.

O que representa para o mercado um profissional sem experiência?

Os dois perfis apresentam vantagens e desvantagens para a empresa.

Diferentemente do profissional já com experiência, o mercado entende que um novato na função demandará treinamento e atenção especial por não conhecerem o funcionamento do trabalho na prática.

Embora sejam proporcionalmente mais baratos, as empresas nem sempre podem oferecer o treinamento ou mesmo o tempo necessário para que o profissional se desenvolva.

Como conseguir emprego sem ter experiência prévia?

Conseguir emprego sem experiência não é das tarefas mais simples, porém passa longe de ser o bicho de sete cabeças que costuma se pintar por aí.

Com algumas dicas e escolhas corretas, é possível iniciar no mercado de trabalho sem maiores preocupações.

Invista em você

A primeira dica para quem deseja conseguir trabalho sem experiência é investir em si mesmo.

E o que isto significa? Significa que quanto mais qualificado é um profissional, maiores são as chances de que ele receba o seu primeiro contrato.

Portanto, investir em si mesmo é se tornar um atrativo para as empresas. Além da educação formal (graduação, pós-graduação, etc.), uma boa alternativa para melhorar impressionar no processo seletivo são os cursos.

E aqui estão incluídos não somente aqueles pagos ou de renome, mas também cursos online, tanto em voga nos últimos anos, que certamente acrescenta ao currículo de qualquer profissional.

Procure por profissões que costumam não exigir experiência prévia

Parece óbvio, mas mirar profissões que costumam não exigir experiência prévia é uma boa alternativa para entrar no mercado de trabalho, independente da área que o profissional pense em atuar inicialmente.

Na época de final de ano, por exemplo, várias lojas costumam contratar profissionais de forma temporária visando atender à maior demanda que o período exige.

Outros exemplos de profissões que costumam ser exercidas por profissionais sem experiência prévia são:

Fique atento aos diferentes níveis das oportunidades

Embora grande parte das oportunidades disponibilizadas pelas empresas seja para profissionais já experimentados, existem aqueles cargos que visam a contratação de profissionais em formação ou recém-inseridos no mercado de trabalho.

Os maiores exemplos são os cargos voltados para trainee e jovem aprendiz.

Trainee

O programa de trainee é voltado para jovens recém-formados visando identificar os melhores talentos para assumir cargos de liderança.

Os profissionais escolhidos geralmente passam por rigoroso processo seletivo, e, posteriormente, por treinamentos intensos, com possibilidade de viagens, coaching e job rotations (experiência em várias funções).

O programa costuma ter duração de até dois anos, embora a maioria dos profissionais permaneçam na empresa – com novos contratos – depois deste período.

Os salários para trainee costumam ser acima da média, e o pagamento prevê todos os direitos de um funcionário comum em regime de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT): 13º salário, FGTS, férias e etc.

Jovem aprendiz

O programa Jovem Aprendiz é voltado para jovens estudantes entre 14 e 24 anos de idade que estejam cursando o ensino fundamental, médio ou cursos técnicos.

O projeto é baseado na Lei 10.097/00, e tem como principal objetivo viabilizar a entrada destes jovens no mercado de trabalho.

A duração do contrato não pode ultrapassar o período de dois anos, e este deve atender às regras previstas pela CLT, com retenção de FGTS de 2% sobre o valor do salário.

Empresas de grande porte são obrigadas pela Lei a manterem entre 5% e 15% do total de seus colaboradores como jovens aprendizes, obrigação que não se aplica às micro e pequenas empresas.

Fazer trabalho como freelancer pode ser uma boa alternativa

Realizar alguns trabalhos como freelancer pode ajudar o profissional que está à procura do primeiro emprego regulamentado.

Além de ganhar dinheiro de acordo com a sua própria produtividade, trabalhar como freelancer pode abrir portas para futuros trabalhos com contrato efetivo. 

Invista em networking

Falando em abrir portas, um ótimo método para conseguir o primeiro emprego é investir em networking.

Para quem não sabe, isto significa desenvolver uma rede de contatos que trabalhem na área de atuação do profissional, comunicar-se com estas pessoas e manter o nome sempre na mente delas caso uma oportunidade surja.

A prática mostra que o networking é um dos métodos mais eficazes para conseguir emprego sem experiência.

Vagas de emprego em home office para quem não tem experiência

Se engana quem pensa que o trabalho remoto é só para profissionais já carimbados no mercado.

Pois saiba que sim, é possível conseguir trabalhar diretamente da sua casa sem qualquer experiência prévia.

Abaixo seguem alguns exemplos de vagas de emprego em modalidade home office para profissionais de primeira viagem (ou seja, sem experiência):

  1. Vagas na plataforma Vagas.com
  2. Vagas na plataforma Indeed
  3. Vagas na plataforma Infojobs
  4. Vagas na plataforma Careerjet
  5. Vagas na plataforma Adzuna
  6. Vagas na plataforma LinkedIn
  7. Vagas na plataforma Jooble
  8. Vagas na plataforma Jobbol
  9. Vagas na plataforma Catho
  10. Vagas na plataforma Olx

Créditos das imagens: Freepik.

Nota: O Trampar Online não faz recrutamento – apenas divulgamos vagas encontradas no site oficial de cada empresa. Sendo assim, o candidato interessado em trabalhar em uma das empresas citadas deve acessar os links divulgados para tirar suas dúvidas, verificar a disponibilidade de cada vaga e fazer sua inscrição.
Formado em Administração de Empresas, o hobby pela leitura e escrita naturalmente me levaram para o caminho de trabalhar como Redator. Trabalhando há dois anos nas horas vagas. E nas ocupadas também.
Veja mais