10 melhores plantas para escritório home office

Quer ter plantas em seu escritório mas não sabe quais são as ideais? Veja nossa lista com as melhores plantas para escritório e leve a natureza para a sua casa!

mini cacto

As plantas para escritório devem ter características especiais, como retenção de água, não ter muita necessidade de sol e viver bem em climas frios devido ao ar condicionado.

Com esses aspectos, as plantas podem viver bem em ambientes fechados como um escritório em seu apartamento, por exemplo. Também são boas opções para crescerem em vasos pequenos capazes de caber em uma mesa. Ou ideais para lugares onde as pessoas não possuem muito tempo para cuidá-las.

Mas engana-se quem acredita que plantas são bem-vindas nos escritórios apenas por questões estéticas. Isso porque, elas também trazem benéficos dentro do ambiente de trabalho, muitos deles comprovados pela técnica chinesa feng shui.

Portanto, separamos as 10 melhores plantas para escritório nesse artigo. São ideias que reúnem fotos dessas espécies e podem ficar atrativas e decorar até mesmo outros cômodos de sua casa, claro!

Plantas para mesa de escritório

Nesse caso, as melhores plantas são as pequenas pois cabem perfeitamente na mesa de trabalho. Dessa forma, não atrapalha em nada, melhora o ambiente e deixa a sala ainda mais bonita e aconchegante. São bons exemplos os mini cactos, a violeta e as suculentas.

mini cacto

Mini cactos

Existe uma variedade de mini cactos que podem ser combinados, deixando o espaço de trabalho ainda mais decorado. Eles são fáceis de serem encontrados, pois podem ser comprados até mesmo em alguns supermercados.

É uma planta que naturalmente não precisa ser regada constantemente, uma vez que ela retém água. Além disso, também não precisa de muito sol por dia. Por isso, é recomendado regar apenas quando a terra estiver bem sequinha e deixa-lo em lugares bem iluminados.

violeta

Violeta

Outra planta que também não precisa de bastante água e nem da luz solar direta é a violeta. Portanto, deve ser regada no máximo duas vezes por semana.

Apesar de precisar de poucos cuidados, dificilmente fica feia. As flores bem coloridas alegram qualquer ambiente e pode ser uma boa ideia combinar as diversas cores que a violeta pode ter.

suculentas

Suculentas

Na verdade, essa não é uma planta, mas sim um conjunto de plantinhas com características semelhantes, como as folhas bem inchadas. Inclusive esse aspecto das folhas é responsável pelo acúmulo de água da planta, fazendo com que ela não precise ser regada várias vezes na semana.

Por serem pequenas são ideais para as mesas de trabalho. E uma boa dica é apostar em várias espécies e cores para compor a decoração do ambiente. Alguns tipos populares são chamadas de jade e rosa de pedra.

Plantas para escritório fechado

Muitas pessoas acreditam que por ser um ambiente totalmente fechado, não é indicado ter plantas no escritório devido a falta do sol. No entanto, existem algumas espécies que não necessitam dos raios solares diretamente e por isso são ideias para um escritório fechado.

bromélia

Bromélia

A bromélia é uma planta carregada de energias e é conhecida pela beleza que há no contraste de suas folhas e flores. Por essa razão, é uma dica para quem busca energizar o ambiente de trabalho e ao mesmo tempo deixa-lo ainda mais bonito.

Trata-se de uma planta ideal para ambientes fechados pois a radiação solar diretamente na planta pode causar queimaduras nas folhas. Sendo assim, ambientes iluminados são o suficiente para essa espécie.

zamioculca

Zamioculca

Regar uma vez por semana é o suficiente para manter a zamioculca bonita e cheia de vida. Essa planta é indicada para ambientes internos e fechados pois também não precisa de muita luz do sol.

As folhas pequenas e bem verdinhas dão um charme a mais para a planta. Com isso, ela consegue deixar o local de trabalho ainda mais bonito.

espada de são jorge

Espada de São Jorge

Produz muito oxigênio, purifica o ar, protege o local de trabalho e ainda deixa os ambientes mais leves. Todas essas funções podem ser encontradas na espada de São Jorge.

Além de todos esses benefícios, a planta tem uma aparência linda contribuindo com a decoração da sala. É uma indicação para ambientes fechados pois prefere o escuro, ao invés da irradiação solar. E também não necessita de muita água.

Plantas para escritório Feng Shui

Para quem não sabe, Feng Shui é uma técnica criada pelos chineses que visa a harmonização do espaço. Com isso, ela é aplicada na decoração de ambientes, inclusive os de trabalho. E segundo essa técnica, algumas plantas podem contribuir com a harmonia do lugar.

bambu

Bambu

O primeiro exemplo é o bambu, que apesar de ter uma fama de planta grande também pode ser criada dentro dos escritórios. No entanto, trata-se de uma espécie aquática.

Para cuidar dessa planta nos ambientes de trabalho, é recomendado montar um vaso com alguns hastes, pedras e água. Porém, a água deve ser trocada a cada semana.

lírio da paz

Lírio da Paz

Com a capacidade de tranquilizar o ambiente, o lírio de paz é indicado para escritórios. Mas não apenas pelo poder energético que essa espécie traz, mas também por não necessitar de cuidados diários.

Com a correria no trabalho, as pessoas possuem pouco tempo para cuidar de uma planta. Mas lírio da paz além de não precisar de muita luz solar, ela também não tem necessidades de regas diárias.

Plantas para escritório com ar condicionado

É comum que os escritórios possuam ar condicionado e isso pode prejudicar a vida das plantinhas. Por essa razão, antes de comprar a espécie que deseja verifique como ela se adapta aos ambientes climatizados. Abaixo você pode conferir tipos adeptos a esse aparelho.

clorofito

Clorofito

Além de bonito, o clorofito consegue suportar as baixas temperaturas dos escritórios. Mas para cultivá-lo é preciso estar atento as regas que devem ser feitas mais de duas vezes na semana.

Essa planta tem a capacidade de absolver fumaças e odores. Também possui altos níveis de produção de oxigênio.

pau d'água

Pau d’água

Outra planta resistente ao ar condicionado das empresas é o pau d’água. Também não necessita de muita luz solar, mas deve ser regada assim que a camada de terra externa do vaso esteja seca.

Por ter folhas verdes e amarelas é uma “querida” dos decoradores. Deixa o ambiente bonito, mas é ideal para salas espaçosas devido ao grande tamanho que possui.

Benefícios de ter plantas no escritório

Cultivar plantas nos escritórios vai além de enfeitar esses lugares de trabalho. Isso porque elas são capazes de trazer inúmeros benefícios para o ambiente e para quem está dentro dele.

Por exemplo, elas dão a sensação do ser humano estar mais próximo da natureza, são ricas em energia vital e funcionam como um filtro de energias. Além disso, podem aumentar a criatividade, melhorar o humor e ativar a capacidade de concentração dos indivíduos.

Também são capazes de melhorar a qualidade de vida no geral. Isso porque elas diminuem o estresse, aumentam a sensação de prazer e até mesmo ativam o sistema imunológico dos trabalhadores.

Mas cuidado! Se você tem pet em casa, algumas plantas podem ser perigosas por serem tóxicas.

Quais plantas não são recomendas para um ambiente fechado?

Da mesma maneira em que há plantas para escritório, existem outras espécies não recomendadas para ambientes fechados. Devido a questões estéticas, de harmonização do Feng Shui, pela presença do ar condicionado ou até mesmo por uma maior necessidade de cuidados. Por isso, as plantas a seguir não são indicadas:

  • Comigo-ninguém-pode;
  • Dama da noite;
  • Agave;
  • Açucena;
  • Jacinto;
  • Cravo.

Então, com todas essas dicas fica fácil decorar qualquer escritório, seja ele de casa, de apartamento pequeno ou até mesmo a sala da sua casa.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

10 melhores plantas para escritório home office

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe seu comentário