Cuidados ao procurar emprego pela internet

É muito fácil encontrar vagas de trabalho online. No entanto, você deve tomar alguns cuidados quando for procurar emprego pela internet.

Com as facilidades promovidas pela internet, como compra e venda de produtos, por exemplo, nada mais natural do que utilizá-la para procurar vagas de emprego ou estágio.

Embora seja uma ótima maneira de buscar por crescimento profissional ou recolocação no mercado de trabalho, é preciso tomar alguns cuidados.

Ao se candidatar a uma vaga, costuma-se solicitar algumas informações pessoais, como endereço, formação profissional ou até mesmo número de documentos.

Ao fazer isso, quem está por trás dessas vagas falsas pode roubar suas informações e causar prejuízos de diferentes naturezas, como financeira e moral.

Nesse sentido, ao identificar uma vaga que tenha a ver com o seu perfil, analise com calma e evite ao máximo cadastrar informações sigilosas, como dados bancários ou número da Carteira de Identidade (RG) ou CPF, por exemplo.

Quer tornar a sua busca de emprego mais segura? Então acompanhe a seguir os cuidados que você precisa ter para não cair no golpe de vagas falsas!

Como evitar o golpe de vagas falsas?

mulher trabalhando em casa com seu laptop

1. Cuidado com vagas divulgadas em redes sociais ou WhatsApp

Anúncios que oferecem um número expressivo de vagas ou com benefícios acima da média devem acender o seu alerta.

Ainda que a oferta esteja sendo divulgada por um amigo ou parente próximo, desconfie. Eles podem ter compartilhado com boas intenções, sem saber o que está por trás desse anúncio.

Geralmente esses anúncios direcionam para um link que, ao ser clicado, pode causar uma pane no seu computador ou celular. Há a possibilidade, também, de direcionar para um Formulário, que poderá exigir número de CPF.

2. Desconfie de promessas de contratação

Vagas divulgadas tanto na internet quanto em jornais impressos que oferecem garantias de contratação também devem ser motivo de desconfiança.

Por trás desse anúncio, podem haver agências que poderão fazer exigências, como pagamento de cursos.

3. Atenção redobrada com vagas que exijam pagamento

Você se cadastra para uma vaga que tenha relação com a sua formação acadêmica que viu na rede social, é chamado para fazer uma entrevista, entrega os documentos solicitados e faz o treinamento exigido pela empresa. 

Feito tudo isso, o contratante sinaliza que é preciso efetuar o pagamento de determinada taxa para que você seja efetivado.

Cuidado! Agências de recrutamento já são pagas pela empresa para realizar o processo seletivo. Logo, a pessoa que está pleiteando o emprego está isenta de pagamento de taxas.

4. Opte por sites conhecidos

Para que você não caia no golpe de vagas falsas, direcione a sua busca para sites consolidados. 

Vale mencionar que as redes sociais também podem ser uma boa aliada nesse aspecto, como o Linkedin, por exemplo.

Nessa plataforma, um número significativo de vagas são disponibilizadas diariamente, o que aumenta as suas chances.

5. Estranhe salários e benefícios acima da média 

Estranhe se o anúncio na internet oferece salários e benefícios superiores à média do mercado, principalmente se não exigir experiência. Esse tipo de vaga pode ser uma estratégia para exigir pagamento de taxas.

Grandes empresas pagam salários robustos para profissionais com conhecimentos sólidos na área, além da realização de testes. 

6. Suspeite de elogios em excesso

Ao ser chamado para fazer uma entrevista virtual, é normal o recrutador falar sobre as vantagens de se trabalhar naquela empresa. Entretanto, é preciso suspeitar quando isso foge do tom da normalidade.

Caso o recrutador passe mais tempo falando dos benefícios que a empresa pode te proporcionar do que sobre a vaga em si, cuidado.

Ele pode estar querendo te impressionar e te induzir ao pagamento de alguma taxa.

7. Alerta para a realização de cursos para melhorar o currículo

Ainda no processo seletivo, o recrutador elogia seu perfil e qualificações, mas ele diz que alguns cursos podem melhorar o seu perfil e te qualificar para a vaga. Cuidado!

Pode ser que essa empresa tenha parceria com a companhia que realiza o curso e possivelmente você terá que pagar por isso.

8. Cautela com o senso de urgência

Ao se cadastrar para uma vaga disponível na internet, o recrutador te liga ou faz uma chamada de vídeo e diz que você precisa comparecer no local indicado o mais rápido possível ou outra pessoa ficará com a sua vaga.

Muito cuidado!

Esse tipo de conduta pode fazer com que você assine documentos com pressa e sem atenção ou não pesquise sobre a empresa tanto quanto deveria. 

9. Jamais assine documentos sem ler com atenção

Você se candidatou para a vaga que viu na internet e já te chamaram para assinar o contrato. Acalme-se. Leia com atenção e se tiver alguma dúvida sobre algum termo, pergunte.

Para que não caia em ciladas, guarde consigo cópias de contrato de trabalho.

Esse instrumento poderá ser utilizado em processos judiciais, em caso de práticas ilegais por parte da empresa ou cláusulas abusivas.

10. Reflita ao identificar erros de linguagem e e-mail fora do padrão

Ao ver um anúncio na internet, reflita sobre alguns pontos, como erros de português, uso de gírias e abreviações, erros de digitação e e-mails com extensão desconhecida, por exemplo.

Esses elementos reunidos podem indicar que é um golpe de vaga falsa.

Caso você tenha visto um anúncio na internet de uma empresa conhecida e que você gostaria de fazer parte do quadro de colaboradores, entre no site oficial.

Como encontrar emprego de forma segura na internet?

Em linhas gerais, as empresas têm em sua página oficial uma parte destinada a empregos, cujo currículo pode ser tanto enviado para um e-mail específico quanto ser direcionado para uma plataforma.

Paralelamente a isso, empresas consolidadas contam com perfis nas redes sociais.

Pesquise se a vaga foi anunciada nesses canais, assim como número de telefone. Isso poderá te ajudar a averiguar a veracidade do anúncio.

É fundamental ter em mente que empresas sérias realizam processo seletivo de forma clara, com transparência das informações, e-mails com extensão conhecida e com revisão de língua portuguesa. 

Além disso, não há garantias de contratação em uma empresa consolidada.

É no processo seletivo que os recrutadores identificam o perfil, possibilidades e as alternativas que devem ser dadas em linguagem clara e objetiva.

Por fim, além dos sites confiáveis que citamos no tópico 4, aqui no Trampar Online divulgamos vagas de emprego toda semana. Os links divulgados são para as páginas oficiais das empresas, então você pode ficar tranquilo.

Créditos das imagens: Freepik.

Nota: O Trampar Online não faz recrutamento – apenas divulgamos vagas encontradas no site oficial de cada empresa. Sendo assim, o candidato interessado em trabalhar em uma das empresas citadas deve acessar os links divulgados para tirar suas dúvidas, verificar a disponibilidade de cada vaga e fazer sua inscrição.
Veja mais