Teletrabalho é aprovado na Petrobras para PCDs

Colaboradores PCDs que atuam no setor administrativo da Petrobras poderão iniciar suas jornadas através do teletrabalho. Saiba mais!

O teletrabalho para PCDs da Petrobras está sendo reformulado e obteve aprovação de um projeto piloto que visa proporcionar a oportunidade para os colaboradores executarem sua função 5 dias por semana em casa.

A decisão foi baseada em lei conforme prevista na legislação para Pessoas com deficiências no Brasil, e com base em pesquisas e análises na área de saúde da companhia.

Opção de teletrabalho para PCDs da Petrobras é opcional

logo da Petrobras

A partir do dia 1 de maio de 2023, todos os colaboradores que possuem algum tipo de deficiência e atuam no setor administrativo da Petrobras poderão iniciar suas jornadas através do teletrabalho.

A decisão foi baseada em um trabalho em conjunto do conselho executivo da companhia, colaboradores PCDs, sindicatos, área da saúde e o RH.

Segundo o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, dentre as principais metas da empresa atualmente, está o olhar para o outro. 

Desse modo, houve a preocupação de escutar e entender as principais necessidades e possíveis demandas individuais dos colaboradores da Petrobras.

Como resultado, surgiu o desenvolvimento do projeto piloto de teletrabalho para PCDs da Petrobras, visando tornar a companhia mais inclusiva e diversa.

Saiba mais sobre o modelo de home office na Petrobras

A adesão do modelo de teletrabalho para PCDs da Petrobras é opcional, ou seja, os funcionários possuem autonomia para decidir se desejam ou não optar por esta nova modalidade.

Além disso, caso os colaboradores não se adaptem ao novo modelo, é possível retornar ao sistema híbrido ou presencial sem nenhum tipo de problema.

Em nota, a Petrobras afirma que “o olhar para a pessoa com deficiência tem ganhado um espaço cada vez maior na empresa”.

Dessa maneira, nos últimos anos, a companhia criou mais de 80 ações inclusivas, o destaque vai principalmente para o Plano de Melhoria da Acessibilidade.

Dentre os principais projetos é possível citar adaptações nos ambientes de trabalho, campanhas de educação e sensibilização sobre o assunto e recursos tecnológicos para auxiliar os colaboradores.

Além disso, a companhia aumentou a porcentagem de vagas para PCDs de 5% para 8%.

Veja também: encontre vagas home office nas principais empresas

A Lei de Cotas possui um papel fundamental neste processo

A Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (Lei 8.213/1991) possui um papel fundamental no desenvolvimento de projetos e ações inclusivas para os colaboradores.

Desse modo, a implementação de novos projetos que visam atender as necessidades de pessoas com deficiência na Petrobras reforça a seriedade do assunto, servindo de exemplo para muitas empresas.

Além disso, é uma forma de garantir condições acessíveis e igualitárias para todos os perfis de profissionais presentes no mercado de trabalho.

No contexto nacional, a Lei de Cotas é fundamental para proporcionar oportunidades para todos os colaboradores.

Veja mais