Transforme sua casa em uma creche e hotel para pets

Que tal hospedar cães e gatos na sua casa? Saiba como ter um hotel e creche para pets e trabalhe em casa com isso!

cachorro com serviço de quarto

Os apaixonados por cães e gatos podem transformar a casa em creche ou hotel para pets. Isso porque, além de trabalharem com o que gostam, também podem fazer uma renda extra ou até mesmo tornar a receita desses serviços na principal fonte de renda da família.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui uma população de cães de 52,2 milhões e 22,1 milhões de gatos. Com essas estimativas, o país é considerado o 2º maior em números de cães e gatos.

Dessa forma, com o grande número de pets cresce também a busca por produtos e serviços relacionados a esse universo. Por isso que é possível dizer que o mercado pet está em ascensão. Para a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o faturamento anual desse seguimento está na casa dos bilhões.

Por essa razão, investir no mercado pet é uma excelente forma de ganhar dinheiro. Ainda segundo a Abinpet, depois do setor de alimentos (Pet Food), o Pet Serv é o segundo com maior receita. Com isso, comércio e serviços representam 13,9% do faturamento anual desse mercado.

Então, se deseja ser um empreendedor desse seguimento você está no lugar certo. Nesse artigo, é possível descobrir como investir para que sua casa transforme-se em um acolhedor hotel ou em uma confortável creche para os animais.

Hotel e creche pet em casa

Antes de mais nada, é necessário entender a diferença entre hotel e creche para os pets. Apesar de serem colocados como sinônimos, esses dois termos possuem funções diferentes e têm necessidades distintas.

Por exemplo, um hotel de animais deve funcionar 24 horas por dia e os sete dias da semana, principalmente feriados. Isso porque, esse tipo de serviço é destinado para tutores que desejam viajar e não têm onde deixar os animais.

Geralmente é cobrado por diária, mas dependendo da quantidade de dias pode criar uma opção de pacotes. Assim, com descontos, o cliente pode se sentir mais atraído.

Já com as creches o funcionamento é diferente. Nesse caso, elas costumam funcionar de segunda a sexta-feira, mas as vezes no sábado também. O horário pode variar, mas tende a ser de 7h às 20h.

Os horários são limitados pois esse tipo de empreendimento visa atender o público que trabalha e não quer deixar o cão ou gato sozinho em casa, mas que voltam para o lar no final do dia. E como se trata de um serviço constante, o preço costuma ser feito através de pacotes mensais.

Entendido as diferenças entre os serviços, é hora de escolher aquele que mais se adapta a sua realidade. Mas vale ressaltar que dependendo da estrutura de um hotel para pet, ele também pode funcionar para atender o público que busca uma creche.

No entanto, o contrário é mais difícil, tendo em vista que uma creche funciona apenas um período específico e um hotel deve ser o dia todo. Sendo assim um hotel para cães e gatos demanda funcionários em tempo integral.

Leis: hotel e creche para cachorro

Para abrir qualquer negócio é necessário ter um alvará de funcionamento da prefeitura local. Além disso, a casa deve estar com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em dia e nesse caso receber a visita da vigilância sanitária para saber se o local é apropriado para funcionar a atividade que se deseja.

Também é importante mencionar que quem quer se formalizar, deve procurar o auxílio de um contador. Esse profissional vai ajudar a dar entrada em um CNPJ ou qualquer outra forma jurídica para a empresa em questão.

Como montar creche ou hotel para pets em casa?

Apesar de serem dois tipos de serviços diferentes, tanto o hotel como a creche para os pets possuem regras gerais. Por exemplo, você como empreendedor não deve pegar todos os clientes que surgirem.

Para se precaver de possíveis problemas, você deve exigir do tutor o cartão de vacinas procurando saber se estão todas em dia. Também é necessário fazer uma avaliação médica com o intuito de saber como encontra-se o estado de saúde do animal. Tudo isso antes de aceita-lo como hóspede ou aluno.

Outro cuidado é com pets que não são castrados, evitando assim possíveis cruzamentos dentro do seu estabelecimento. Assim, o animal deve vir castrado ou, pelo menos, sem estar no cio.

Além de optar por receber animais que sabem socializar. Pets medrosos ou que são bravos podem se envolver em brigas e causar prejuízos no seu negócio. Vale ressaltar que todas essas características de personalidade e informações sobre a saúde dos bichinhos podem e devem ser coletadas através de uma entrevista prévia com os tutores.

De uma maneira geral, você pode complementar o serviço de creche ou hotel com uma estrutura diferenciada, atividades diversas e serviços internos ou em parcerias. A seguir você entende um pouco mais sobre cada um dos tópicos.

Estrutura

Como o animal vai passar o dia todo com você, é necessário oferecer conforto para o bichinho. Por isso, é ideal apostar em caminhas e espaços reservados para cada animal.

A vantagem de ter um hotel dentro da própria casa é simular o ambiente natural para o animal, ajudando assim na adaptação. Além disso, você deve enriquecer o espaço para que o pet fique entretido.

No caso dos cães, aposte em bolas, cordas ou panos, para que eles possam brincar. Já no caso dos gatos a casa pode ficar enriquecida com arranhadores ou ratos de plásticos.

Mas é importante que eles tenham espaço para interação também, por isso a necessidade de ter uma casa com ambientes abertos.

Além disso tudo, o cão e gato devem ter disponível sempre um pote com água fresca. A alimentação deve seguir o habitual para o pet, sendo indicado que os próprios tutores levem a ração e relatem o horário que os animais costumam comer.

Atividades

Entre as atividades que podem ser oferecidas a um pet em creches ou hotéis estão: natação, brincadeiras, passeios, spa. Algumas delas é necessário ter um espaço maior em casa, outras não.

Usar a criatividade nesse momento é o mais indicado para se destacar entre os concorrentes. Além das atividades já mencionadas, você também pode oferecer adestramento, principalmente se tratando de uma creche.

Serviços internos

Os serviços internos estão envolvidos com as atividades. Por exemplo, se você for oferecer natação, é importante ter alguém que saiba nadar sempre a postos. Os passeios e adestramento podem ser oferecidos por um profissional da área. Já o spa é uma função específica para alguém da área de banho e tosa.

No entanto, todas essas atividades podem ser desempenhadas por você mesmo. Basta apenas que você se profissionalize em adestramento e faça um curso de banho e tosa.

Além disso, você pode fazer parcerias com pet shops e veterinários. Assim o empreendimento pode contar com profissionais sempre à disposição dos animais.

Fotos de hotel para cães

Procurando inspiração? Reunimos algumas imagens do Pinterest abaixo!


Agora que você já sabe como abrir um hotel ou creche para animais em casa, que tal colocar essa ideia em prática? Além de trabalhar no conforto do seu lar, você faz o que gosta e ainda ganha um bom dinheiro por isso.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0
Transforme sua casa em uma creche e hotel para pets

Receba posts por e-mail!

Digite seu endereço de e-mail para receber notificações de novas publicações por e-mail.

Comentários

  • tenho um sitio e gostaria de saber se para trabalhar como hotel eu preciso abrir empresa? ou posso fazer este tipo de serviço sem CNPJ.

    Responder

Deixe seu comentário