Promotor de vendas em home office: dicas e vagas

Você quer trabalhar como promotor de vendas em home office? Confira mais sobre essa área: salário, cursos preparatórios e vagas de emprego.

O promotor de vendas tem um papel muito importante para o sucesso das vendas de produtos e serviços dos mais variados segmentos, independentemente do tamanho da empresa.  

A procura por esse tipo de profissional é enorme.

Basta dar uma olhada nos principais sites de emprego, em todo o Brasil, para conferir a variedade de oportunidades que surgem a todo momento, principalmente perto de datas comemorativas como dia das mães e natal. 

A grande oferta de vagas é um ótimo atrativo para quem deseja trabalhar na área. Entretanto, a concorrência é bastante elevada.

Isso ocorre porque, geralmente, as qualificações necessárias são simples. Ensino médio, facilidade de comunicação e gosto de lidar com o público são requisitos básicos para a área de promoção de vendas. 

Evidentemente, os candidatos que tiverem maior nível de capacitação podem se destacar nos processos seletivos e ter mais chances de contratação.

Hoje em dia, por mais estranho que possa parecer, também existem oportunidades para se trabalhar como promotor de vendas no formato remoto, ou seja, em home office – ou híbrido, que une as duas modalidades.

Se você tem a intenção de trabalhar em sua casa, na função de promotor de vendas, confira abaixo as dicas e informações úteis para a conquista de uma vaga.

A gente as preparou especialmente para você. 

O que faz um promotor de vendas?

Promotor de vendas em um supermercado

Como a própria nomenclatura do cargo sugere, o promotor de vendas é aquele que promove produtos e serviços da empresa com o objetivo de fortalecer a imagem das marcas e gerar vendas. 

Alguns outros cargos se interligam à área de Promoção de Vendas, de modo que vale a pena você verificar se o seu perfil tem aderência a esse universo profissional, e o que você precisa para fazer parte dele.

Quando imaginamos o promotor de vendas em atividade, logo nos vem a figura do profissional que organiza as prateleiras, decora o ponto de vendas para chamar mais atenção, abastece as gôndolas de produtos, checa e controla o estoque, aborda os clientes, distribui panfletos, fornece amostras e degustação, dentre outras coisas.

Agora, se você tem interesse em trabalhar nessa área, mas em home office, deve estar se perguntando como isso seria possível, já as atividades citadas acima não podem ser realizadas no ambiente doméstico e sim no campo, no tete a tete com o cliente.

As modernas tecnologias usadas no trabalho permitem que outras atribuições, também de responsabilidade do promotor de vendas, possam ser desempenhadas remotamente. 

Com um computador e um smartphone ágeis, capazes de rodar softwares e apps utilizados pela empresa, mais linha telefônica e internet de banda larga, o promotor de vendas consegue produzir bem trabalhado em casa, entregar bons resultados e cumprir as suas metas. 

Uma lista mais abrangente das atividades que o promotor de vendas pode desempenhar  dá a dimensão do que esse profissional é capaz de fazer.

Veja:

  • Despertar e estimular o interesse do cliente pelos produtos ou serviços da empresa.
  • Expor e manter produtos, organizadamente, em gôndolas, prateleiras, stands, quiosques ou outros espaços, no PDV (ponto de venda).
  • Negociar com a chefia da loja, sempre que possível, a conquista dos melhores espaços no PDV. 
  • Conferir e relatar à empresa, diariamente, as vendas feitas de cada produto ou serviço.
  • Conferir os prazos de validade e jamais deixar produtos vencidos no PDV.
  • Anunciar promoções, como descontos nos preços, de produtos prestes a vencer.
  • Administrar o estoque no PDV.
  • Promover a experiência do cliente com campanhas de degustação e entrega de brindes e amostras grátis.
  • Esclarecer dúvidas do cliente sobre produtos e serviços.
  • Fazer demonstrações sobre preparos ou funcionamento de produtos.
  • Pesquisar preços, lançamentos ou outras novidades referentes a produtos ou serviços concorrentes. 
  • Auxiliar os vendedores da loja em processos de vendas.
  • Ministrar treinamentos sobre novos produtos ou serviços aos vendedores, no PDV.
  • Elaborar relatórios diários, semanais e mensais sobre toda a movimentação de produtos e serviços no PDV (volumes de vendas, vencimento, estoque e outras métricas de vendas e marketing específicas da empresa).
  • Elaborar relatórios sobre as práticas da concorrência no PDV (preços, lançamentos, promoções e demais variáveis importantes).
  • Participar de eventos corporativos (promocionais e institucionais) da empresa, como feiras de negócios, congressos e workshops.
  • Apoiar os vendedores (representantes da própria empresa), no PDV ou remotamente (agendamento de visitas, consulta ao estoque, atualização de tabelas de preços, elaboração de relatórios com informações relevantes e outras atividades de apoio à facilitação das vendas).
  • Alimentar e manter atualizado os CRMs da empresa (bancos de dados de relacionamento com clientes e gestão de vendas).
  • Ser o porta-voz do campo (PDV) para municiar os Departamentos de Vendas e Marketing da empresa de informações relevantes ao negócio da empresa, com vista a elaboração de estratégias diversas como o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, promoções para baixar o estoque e até retirada de produtos de circulação, dentre outras táticas de mercado.

Bem, você viu que o campo de trabalho para o promotor de vendas é enorme, e variadas são as suas atribuições.

Por isso você pode manter o foco na busca por uma vaga de emprego em regime home office, mesmo para a área de promoção de vendas.

Como funciona o trabalho de promotor de vendas home office?

Algumas tarefas do promotor de vendas só podem ser realizadas no ponto de vendas. Outras não necessariamente. E ainda outras só podem ser feitas do escritório, o qual pode ser migrado da empresa para casa.

O contato olho a olho com o cliente para demonstrações de produtos ou serviços e esclarecimentos de dúvidas, o abastecimento do PDV, o merchandising (decoração do PDV com o intuito de reforçar a marca e chamar a atenção do cliente) e ações promocionais pontuais, como uma liquidação relâmpago a ser colocada em prática, por exemplo.

Contudo, como você já deve ter percebido, o campo de atuação do promotor de vendas é vasto, bem como as suas atribuições.

Hoje em dia, com toda a conectividade digital a favor do trabalho à distância, algumas atividades do promotor de vendas podem ser executadas remotamente. 

Em primeiro lugar, o ambiente de trabalho, em casa, deve estar preparado para a execução das tarefas. Isso implica em recursos de infraestrutura.

Basicamente, o computador, a linha telefônica e a internet de banda larga devem suprir uma carga diária de comunicação intensa.

O promotor de vendas, no trabalho em home office, geralmente tem de ter acesso aos sistemas legados da empresa, aos CRMs (softwares de gestão de vendas e relacionamento com clientes), e compartilhar documentos em “nuvem” com colegas de trabalho das Áreas de Vendas e Marketing.

Com essa estrutura adequada de trabalho, o promotor de vendas home office pode ter várias atribuições importantes.

Veja se você se identifica com algumas delas:

  1. Análise de dados de vendas: através dos softwares que registram as vendas diárias do PDV, as entradas e saídas de produtos em estoque, o promotor pode consolidar os dados diários e produzir relatórios diários, semanais e mensais sobre essa movimentação de produtos.
  2. Emitir relatórios periódicos com informações sobre ações e preços da concorrência.
  3. Atender aos representantes de vendas da empresa, por telefone, WhatsApp ou e-mail, informando-lhes sobre mudanças de preços, estoques, prazos de entrega e outros dados para dar segurança às operações de vendas em campo.
  4. Disparar mensagens diversas e massivas, via e-mail ou WhatsApp, destinadas aos clientes, sobre promoções, lançamentos de produtos, felicitações em datas comemorativas, e outras que envolvem a administração do relacionamento entre a empresa e a carteira de clientes.
  5. Agendar visitas dos vendedores ou representantes de vendas da empresa aos clientes, e mantê-los atualizados sobre a agenda da semana. 
  6. Enviar materiais de apoio (arquivos digitais) ao time de vendas da empresa para munir a todos de ferramentas atualizadas que favoreçam as vendas, como catálogos novos e tabelas de preços promocionais.
  7. Separar materiais físicos que possam ser utilizados pelos vendedores, em campo, para reforço de merchandising no PDV. 
  8. Elaborar propostas comerciais de acordo com as solicitações da equipe de vendas, e transmiti-las, em tempo hábil, diretamente ao cliente ou ao vendedor solicitante, conforme a política comercial da empresa. 
  9. Fazer o primeiro atendimento ao cliente potencial (aquele que pode se tornar um novo cliente – ou seja, um prospect), tanto de forma ativa, ou seja, entrando em contato com ele para oferecer um produto ou serviço, como de forma passiva, quando do contato feito pelo cliente. E depois “passar a bola” para a área de Vendas.

E então, você viu como tem bastante trabalho para o promotor de vendas em regime home office?

As atribuições acima podem variar de empresa para empresa, tanto que ainda outros tipos de funções podem ser executadas remotamente pelo promotor de vendas.

Como se tornar um promotor de vendas?

De uma maneira geral, para se iniciar na área de promoção de vendas não há necessidade de uma formação muito qualificada. Na verdade, as exigências para o cargo dependem muito das atribuições do profissional.

Para o trabalho de campo, no PDV, por exemplo, a promoção de vendas pode ser a porta de entrada do profissional na empresa.

Também é muito comum que o repositor de produtos seja promovido a promotor de vendas após algum tempo de experiência. 

Para o PDV, quando o produto ou serviço não exige muito conhecimento técnico, as empresas costumam admitir promotores de vendas iniciantes que tenham cursado ou estejam em fase de conclusão do ensino médio ou algum curso profissionalizante alinhado ao negócio.

Já para o trabalho remoto, ter algum curso superior, concluído ou em andamento, torna-se um diferencial para o candidato concorrer a uma vaga. Isso porque, geralmente, o promotor de vendas em home office assume atribuições de maior responsabilidade.

O nível de conhecimentos gerais também é maior para a execução satisfatória das atividades.

O que importa muito, para você se tornar um promotor de vendas, para trabalhar no PDV ou remotamente, no escritório da empresa ou em casa, são algumas competências comportamentais, que o mercado chama de soft skills

Veja qual é o mix comportamental que agrada ao empregador e pesa bastante na escolha do candidato ideal a uma vaga para promotor de vendas:

  • Empatia (colocar-se no lugar do cliente e entrar em sintonia com ele).
  • Criatividade (fazer coisas diferentes em busca de melhores resultados). 
  • Organização (no PDV ou no escritório / home office).
  • Conhecimento (conhecer a fundo o produto ou serviço). 
  • Proatividade (antecipar-se a possíveis dúvidas do cliente ou necessidades da área de vendas).   
  • Curiosidade (desejar saber sempre mais).
  • Atenção (estar atento a tudo do mercado onde atua, inclusive ao que faz a concorrência)  
  • Comunicabilidade (comunicar-se com fluidez, clareza, firmeza e assertividade)

Como é o mercado de trabalho para o profissional da área?

O mercado de trabalho para o promotor de vendas é imenso e variado.

Basicamente, quaisquer produtos ou serviços requerem algum tipo de esforço de promoção de vendas para ganhar tração e competitividade em seus mercados. Os sites de emprego estão abarrotados de oportunidades em todo o Brasil

Os setores econômicos que mais empregam promotores de vendas são:

  1. Indústria Automotiva (concessionárias e autopeças).
  2. Sindicatos, Associações e ONGs.
  3. Indústrias Eletroeletrônica e de Eletrodomésticos.
  4. Indústria de Calçados.

Quanto ganha um promotor de vendas?

O salário médio do promotor de vendas é de R$ 1.500,00.

A carga horária média é de 43 horas semanais.

O promotor de vendas iniciante recebe, em média, cerca de R$ 1.250,00. O de maior experiência em torno de R$ 1.800,00.

Onde encontrar vagas home office para promotor de vendas?

Você pode conferir, todos os dias, vagas e mais vagas para o cargo promotor de vendas, para trabalho em regime home office, nos melhores sites especializados em recrutamento de pessoal.

Algumas opções são Catho, Empregos.com.br, o portal Vagas, as ferramentas Gupy e Sólides, e até mesmo o LinkedIn. Clique nos links para ver as vagas de trabalho remoto disponíveis.

Por fim, aqui mesmo no Trampar Online você pode encontrar algumas vagas para promotor de vendas em diversas empresas.

Se você deseja ingressar nessa área, não perca tempo!

Acesse as oportunidades e veja se o seu perfil está compatível com as vagas. Sucesso!

Créditos das imagens: Freepik.

Nota: O Trampar Online não faz recrutamento – apenas divulgamos vagas encontradas no site oficial de cada empresa. Sendo assim, o candidato interessado em trabalhar em uma das empresas citadas deve acessar os links divulgados para tirar suas dúvidas, verificar a disponibilidade de cada vaga e fazer sua inscrição.
Veja mais