Trabalho híbrido: o que significa e como funciona?

Veja como o modelo de trabalho híbrido pode ser implementado nas empresas – e quais são as principais vantagens para seus funcionários.

Após dois anos de pandemia, o que conhecíamos como normal, já não é mais o mesmo. 

Isso porque o isolamento transformou a maneira da população viver, se relacionar e até mesmo trabalhar. 

Com isso, no início do ano, o governo federal divulgou algumas mudanças na jornada de trabalho, através da medida provisória de nº 1.108.

Uma delas é a aprovação do sistema híbrido de trabalho, que permite que os funcionários possam trabalhar com mais flexibilidade. 

O que significa trabalho híbrido?

Mulher trabalhando em uma cafeteria

O trabalho híbrido, nada mais é que a junção do trabalho presencial e remoto

Por muito tempo, a rotina presencial era obrigatória na maioria das empresas. Ou seja, o funcionário era admitido para trabalhar no mínimo, oito horas por dia, em um local fixo, estabelecido pelo empregador. 

Com o coronavírus, muitos empreendimentos tiveram que reformular a sua rotina, e com isso, muitos profissionais puderam experimentar o trabalho remoto.

Após dois anos nesse modelo, o mercado compreendeu que era possível unir o conforto de casa com a produtividade e potencialização dos resultados. 

Quais as vantagens do trabalho híbrido?

O trabalho híbrido se mostrou bastante benéfico, tanto para a empresa quanto para o funcionário.

Para a empresa

  • Redução de custos e aumento de receita: O The IWG Annual Workspace Survey, divulgou uma pesquisa global e mostrou que 63% das empresas que disponibilizaram o trabalho remoto durante a pandemia tiveram crescimento de receita.
  • Retenção de talentos: Além disso, 80% dos participantes responderam que, ao se depararem com duas oportunidades de emprego semelhantes, recusariam aquela que não houvesse a possibilidade de trabalho flexível. 
  • Diversificação das equipes: Um time com pessoas diversas tem muito mais chances de chegar a resultados disruptivos. E as empresas já perceberam que a diversidade cultural possibilita experiências ricas, além de novas formas de resolver problemas.

Para os funcionários

  • Flexibilidade: Poder escolher de onde trabalhar deixou de ser um privilégio para poucos. Agora, grande parte dos brasileiros têm a oportunidade de economizar tempo e energia no trânsito, além de construir uma jornada de trabalho mais maleável.
  • Produtividade: 85% das empresas que participaram da pesquisa, confirmam que a produtividade aumentou em seus negócios como resultado de uma maior flexibilidade.
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: O sistema de trabalho híbrido permite que o funcionário adapte a sua rotina à sua realidade. Além disso, as pessoas conseguem ter mais tempo para se dedicar à família, e momentos de lazer.

Para quem é o trabalho híbrido?

O modelo híbrido funciona para qualquer profissional que possa realizar o seu trabalho fora da empresa. 

Por isso, se o funcionário precisar da estrutura oferecida pela empresa para trabalhar, talvez o modelo híbrido não seja o ideal.

Onde encontrar vagas de trabalho híbrido?

Diversas empresas adotaram o modelo de trabalho híbrido – e é possível encontrar vagas assim para diferentes setores.

Você pode ver essa lista de sites para encontrar empregos em home office (boa parte das vagas são híbridas).

Por fim, semanalmente aqui no Trampar Online divulgamos vagas de emprego remoto.

Trabalho híbrido na prática: como funciona?

A prática do trabalho híbrido depende da orientação da empresa.

Há organizações que estipulam dias fixos para trabalho presencial, outras deixam a cargo do funcionário.

Além disso, não necessariamente a rotina remota precisa ser cumprida em casa. É possível trabalhar em coworking, na casa do amigo, dos pais, na praia ou em qualquer lugar do mundo.

Assim, é muito importante construir um plano de implementação do trabalho híbrido. 

Abaixo, confira algumas dicas para deixar as expectativas alinhadas e ter sucesso na realização deste processo.

Construa uma comunicação clara e concisa sobre o modelo de trabalho

Os funcionários precisam ser bem comunicados sobre as regras do trabalho híbrido, se haverão dias de trabalho na empresa, se serão obrigatórios ou opcionais, e em casos de horário flexível, quando o profissional deve estar disponível para a empresa.

Se antes, a comunicação era próxima e presencial, agora, com a distância, algumas deixas simbólicas serão perdidas. Ou seja, não há contato visual, e nem entonação de voz em mensagens virtuais.

Por isso, a padronização da comunicação é uma ótima alternativa, além de adequar a linguagem à cultura organizacional da empresa. 

Disponibilize ferramentas para um bom funcionamento do trabalho

Se a empresa optou por adotar o sistema híbrido, ela também precisa disponibilizar ferramentas para a realização do trabalho.

Seja equipamentos, conexão ou canais de comunicação, o profissional precisa de todo amparo para realizar bem a sua função. 

Promova ações de integração do time

Mesmo distantes, é necessário pensar em práticas para fazer com que a equipe esteja alinhada na mesma página. 

Além de dinâmicas, momentos de descompressão, alinhamento de tarefas, deve-se manter uma cultura de feedbacks constante.

Proteja os dados e informações da empresa

Tanto o trabalho híbrido quanto o remoto necessitam do compartilhamento das informações da empresa. 

E nesses modelos, a segurança de dados, principalmente os dados mais sensíveis, é de extrema importância.

Uma das ações mais comuns é criar uma política de privacidade LGPD.

Créditos das imagens: Freepik.

Nota: O Trampar Online não faz recrutamento – apenas divulgamos vagas encontradas no site oficial de cada empresa. Sendo assim, o candidato interessado em trabalhar em uma das empresas citadas deve acessar os links divulgados para tirar suas dúvidas, verificar a disponibilidade de cada vaga e fazer sua inscrição.
Letícia França
Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas. Redatora com experiência em diversos formatos e negócios. Também atua como ux writer, projetando experiências através das palavras.
Veja mais