Quando e como pedir demissão do seu trabalho?

Pensando em pedir desligamento do seu trabalho atual? Então confira nossas dicas e saiba como (e quando) pedir demissão da maneira certa!

Como pedir demissão do trabalho? E qual será o melhor momento para fazer isso? Como dizer?

Muitas são as dúvidas de quem está pensando em sair no emprego atual.

Qualquer que seja a sua razão, a maneira como você se demite pode fazer uma verdadeira diferença na continuação da sua carreira.

Afinal, pode ser que para o próximo emprego você precise de uma carta de recomendação do seu ex-chefe, e aí? Será que ele vai te recomendar?

Portanto, veja abaixo o que você precisa fazer para se demitir de maneira tranquila, para que você possa sair com uma nota positiva e dar o seu próximo passo.

Por que se demitir de forma amigável é tão importante?

ilustração de pessoa que pediu demissão saindo da empresa

Demitir-se de um emprego e deixar uma organização em boas condições é incrivelmente importante em termos de construir credibilidade ao longo da sua carreira.

Afinal, talvez você precise que essa organização seja uma referência para você no futuro, e você nunca sabe com quem mais eles podem falar no mercado mais amplo ou se pode se encontrar com alguém da sua ex- empresa no próximo emprego.

Se você sair com uma boa reputação, seis meses depois as pessoas vão ver que você fez um ótimo trabalho, você saiu nos termos corretos e se você quiser voltar, eles o contratariam novamente.

Como pedir demissão? Preciso fazer isso pessoalmente?

Antes de mais nada: você deve dizer pessoalmente ao seu gerente que gostaria de sair do emprego atual. Se isso não for possível porque você está baseado em locais diferentes, então você poderia optar por um vídeo chamada.

Entretanto, é melhor evitar e-mails em qualquer caso – mesmo que o seu gerente esteja de férias em uma montanha sem sinal telefônico.

Afinal de contas, deve haver outra pessoa no lugar do seu gerente que você possa procurar para demitir-se pessoalmente ou por chamada online.

Evite ao máximo fugir dessa situação buscando outros meios, pois isso além de “pegar mal”, pode atrapalhar você a encontrar outras vagas no futuro. 

Portanto, lembre-se: o desligamento do trabalho deve ser feito de forma honesta e o mais direta possível, essa é uma ótima maneira de entender como pedir demissão da maneira correta.

Veja também: Conheça motivos e direitos de uma demissão por justa causa

O que devo dizer ao pedir demissão?

Primeiramente, marque uma reunião com o seu gerente, mas esteja pronto para dizer a ele por que você está se demitindo. 

É melhor manter a sua conversa em torno dos fatos reais, desse modo, você pode dizer algo como: “Foi-me oferecida uma oportunidade que está mais de acordo com as minhas aspirações de carreira”.

Evite expor as suas queixas e descontentamentos durante a reunião e, em vez disso, aproveite a oportunidade para reconhecer brevemente o que você aprendeu com a sua função 

A demissão perfeita é demonstrar gratidão e apreço pelo tempo que o seu gerente lhe ensinou e treinou, que você gostou muito do seu cargo, mas está na hora de seguir por outros caminhos.

Ao seguir essas dicas de como pedir demissão, você se sentirá bem mais leve e tranquilo(a) após a conversa com o seu gerente.

Veja também: Dicas e modelos prontos de carta para pedido de demissão

O que você deve e não deve fazer ao pensar em solicitar o desligamento do trabalho?

Certifique-se de que você está se demitindo pela razão certa

Pense realmente no porquê de você estar querendo desistir da sua vaga. Se você tiver uma oferta de trabalho incrível, provavelmente valerá a pena dar este salto. 

Mas, se você estiver se sentindo exausto, estressado ou ansioso no seu trabalho e só quer desistir para fugir dele, talvez seja melhor falar primeiro com o seu gerente.

Não fale com os colegas sobre a sua decisão antes do seu gerente

O seu gerente deve ser sempre o primeiro a saber da sua partida.

Portanto, não deixe que ele saiba disso através de comentários e fofocas de outros colaboradores, pois isso pode comprometer seriamente a sua relação com a empresa.

Fale com a sua família e/ou amigos próximos sobre os seus pensamentos

É sempre uma boa ideia falar sobre grandes mudanças com aqueles que sabem sobre os seus melhores interesses em mente. 

Além disso, discutir a situação pode ajudar você a esclarecer os seus próprios pensamentos e levá-lo a uma decisão final, com calma.

Não aja com base em uma decisão precipitada

Pense em sua decisão por um tempo. O que quer que você faça, não deixe um trabalho baseado apenas em uma decisão impulsiva.

Além disso, não há nada pior do que entregar o seu aviso apenas para que uma oferta de emprego caia por terra. Se você estiver partindo para outro emprego, é melhor entregar o seu aviso após receber a primeira versão do contrato escrito assinado.

Peça uma referência ou recomendação

Pedir ao seu chefe uma recomendação ou acordo para ser um árbitro verbal, mesmo que você já tenha uma nova função, é uma ótima maneira de impulsionar o seu CV e o seu perfil no LinkedIn para uma futura busca de emprego.

Portanto, durante a sua última semana, envie um e-mail (ou solicite uma reunião presencial com seu chefe) para agradecer pessoalmente pela sua liderança.

Além disso, pergunte se eles estariam dispostos a escrever-lhe uma recomendação no LinkedIn e ser uma referência, caso seja necessário.

Não limite o seu pedido de recomendação ao seu gerente – procure sugestões de clientes com os quais você lidou, seus colegas de trabalho e até mesmo fornecedores – qualquer pessoa com quem você tenha tido contato regular durante o seu cargo.

Créditos das imagens: Freepik.

Nota: O Trampar Online não faz recrutamento – apenas divulgamos vagas encontradas no site oficial de cada empresa. Sendo assim, o candidato interessado em trabalhar em uma das empresas citadas deve acessar os links divulgados para tirar suas dúvidas, verificar a disponibilidade de cada vaga e fazer sua inscrição.
Veja mais